Entrega de Fardamentos

Agentes de Endemias do Centro de Zoonoses são contemplados com novos fardamentos

"Isso significa também a valorização do profissional. A gente sabe a importância do Centro de Zoonoses, do trabalho realizado pelos agentes de endemia no controle das doenças", é o que diz o ex-secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil

Nova Secretária de Saúde, Tatiane Gil, também participou da solenidade de entrega de fardamentos (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / quinta-feira, 31 março , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na manhã desta quinta-feira, 31 de março, kits contendo o fardamento completo para os Agentes de Controle de Endemias. A cerimônia aconteceu nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses do município, no bairro Parque de Exposição.

Segundo o Coordenador do órgão, veterinário Agenor Martins, o ato representa acima de tudo, o respeito pela integridade dos profissionais que atuam no combate e o controle de doenças, prevenindo e educando a sociedade de forma geral. O gestor destaca ainda que o fardamento é uma forma segura de identificar o servidor ante à sociedade, no sentido de desempenhar sua função, promovendo segurança para ambos.

“É de fundamental importância o fardamento dos servidores para identificar que eles estão a serviço de uma instituição pública, fazendo um trabalho de inspeção, visando o bem-estar da sociedade, e nada melhor que o servidor andar com o fardamento que identifique o vínculo que ele tem com a instituição”, avalia o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Agenor Martins.

Agenor Martins, Coordenador Administrativo do Centro de Zoonoses (Foto: Wagner Avelino)

O uso de um uniforme no ambiente de trabalho transmite organização, higiene, padronização e, sobretudo, segurança aos profissionais, sejam eles de qualquer área de atividade humana. Esses elementos são essenciais para todos os cargos e atividades. Os uniformes fazem com que cada equipe se diferencie da outra, fazendo com que todos entendam suas funções dentro da instituição ou empresa.

Sendo assim, a sensação de confiança transmitida pelo uso do uniforme que identifique o profissional, assegura o desempenho de seu ofício junto à sociedade. Nesse sentido, o ex-secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, explica que a Administração do Prefeito, Gil Marques de Medeiros, sempre buscou assegurar condições de trabalho para os servidores do município.

“Isso significa também a valorização do profissional. A gente sabe a importância do Centro de Zoonoses, do trabalho realizado pelos Agentes de Endemia no controle das doenças. Compramos evaporadores e combate à dengue, adquirimos carro fumaçê, fizemos a castração gratuita para o controle da população canina. Todo um trabalho realizado, e estamos hoje fechando com chave de ouro, entregando o fardamento, dando condições de trabalho para que esses agentes possam realizar sua função”, pontuou Aldo Gil.

Ex-secretário de Saúde, Aldo Gil, participou da solenidade de entrega de fardamentos (Foto: Roberto Oliveira)

O fardamento entregue na manhã de hoje é composto por um kit com bota, camisa, chapéu, calça e bolsa. Cada agente de endemia recebe o material para, além da sua própria identificação no labor diário, assegura proteção individual face a intempéries ambientais de toda sorte.

O kit de fardamento contém todas as peças de roupas necessárias para o trabalho (Foto: Roberto Oliveira)

Para a servidora, Maria dos Santos, a entrega do fardamento aos Agentes de Endemia e também ao corpo administrativo do órgão, representa na prática, dois aspectos fundamentais, quais sejam, a saúde e a segurança, quando do desempenho de cada profissional.

“Para a gente, o fardamento é essencial, pois auxilia na prevenção de ataques de insetos, dentre outros aspectos diários. Também nos identifica, já que às vezes, moradores demonstram insegurança quando nos apresentamos. E quando chegamos fardados, as pessoas depositam maior confiança. Assim, a gente pode fiscalizar melhor as dependências”, comenta a Agente de Endemias.

Agente de Endemias, Maria dos Santos (Foto: Wagner Avelino)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!