Combate ao mosquito

Agentes de endemias realizam ações em escolas municipais no combate à dengue

As atividades foram divididas em datas distintas e contaram com a colaboração de agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de professores das escolas

/ CCOM / quinta-feira, 20 abril , 2023

Uma equipe de agentes de endemias, em parceira com profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Serviços Públicos, realizou entre os dias 10 e 17 deste mês, ações de conscientização, prevenção e combate ao mosquito da dengue.

Ações visam combater o mosquito – Foto – Arquivo Centro de Zoonozes

As atividades integram o ‘Curso Saúde com Agente’, realizado através da parceria entre a UFRGS, Ministério da Saúde e Conasems, que está ofertando o curso técnico de Agente Comunitário de Saúde e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Parceria no combate ao mosquito – Arquivo Centro de Zoonozes

“Uma das escolas escolhidas, foi a Escola Padre Madeira. No local,  fizemos demonstrações de como é  capturada a larva e a pulpa do mosquito, e concluímos a ação com distribuição de panfletos para todo corpo discente e docente da escola”, comenta Conceição Gonçalves, agente de endemia.

As ações foram divididas em datas distintas, e contaram com a colaboração de agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de professores das escolas. Atividades práticas também foram realizadas.

Parceria no combate ao mosquito – Arquivo Centro de Zoonozes

“Os cuidados com os possíveis focos do mosquito e a realização de parceria na eliminação destes, visto que, estamos em período de perigo devido às chuvas. O objetivo foi levar informações às crianças que estudam na referida escola sobre os cuidados preventivos para não proliferação do Aedes aegypti”, pontua Conceição Gonçalves.

Os atos descritos são de caráter eventual e teve o intuito de fazer uma pequena mobilização sobre a dengue. Também objetivou o incentivo das crianças acerca do cuidado e o combate ao mosquito Aedes aegypti. Panfletos foram distribuídos durante as atividades referidas.