MEÇA SUA PRESSÃO

Campanha alerta para riscos da pressão alta

CCOM / sexta-feira, 27 abril , 2018

Para alertar a população dos riscos da pressão alta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, esta semana, a campanha Meça sua Pressão. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, a coordenação do Programa Hiperdia realizou ações nas Unidades Básicas de Saúde, em parceria com as Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Campanha “Meça Sua Pressão” realiza ações e palestra sobre riscos e causas da Hipertensão Arterial

As equipes da UBS Belinha Nunes e da Secretaria de Saúde, juntamente com os estudantes de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizaram ações de triagem, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacina, palestra e orientação.

Segundo a coordenadora do Programa Hiperdia, Micherlla de Brito Almeida, a campanha é nacional e tem a proposta de orientar sobre a importância do controle para prevenção da doença. “É possível prevenir, tendo uma alimentação mais saudável, mas, desde que a pessoa viva com isso, precisa controlar, com medicação, acompanhamento e, especialmente, controlando o consumo de sal e gordura”, enfatizou.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e que pode afetar qualquer pessoa. Em Picos, aproximadamente seis mil pessoas são hipertensas, conforme a coordenação do Hiperdia. Entre os sintomas, estão: dores no peito e de cabeça, falta de ar, zumbido no ouvido e visão turva. Os fatores de risco para a doença são: hábitos alimentares irregulares, com alto consumo de sal; sobrepeso e obesidade, tabagismo, hereditariedade, diabetes, envelhecimento.

Para prevenir, a Secretaria de Saúde de Picos vai realizar ações da campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde das zonas urbanas e rural. Além das equipes ESF do Belinha Nunes I e II, os profissionais de Passagem das Pedras realizam a campanha nessa quarta-feira (26).