Vacinação

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral inicia na próxima segunda-feira (04), em Picos

De início, o público alvo, serão idosos a partir de 70 anos e profissionais de saúde, aqueles que trabalham direto com o atendimento à população.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil e Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, esclareceram sobre o funcionamento da vacinação (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / sexta-feira, 1 abril , 2022

Por: Daniel Holanda

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (01), no Auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Gil, e a Coordenadora de Imunização, Mariana fontes, informaram a população picoense, que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza e a Tríplice Viral iniciará na próxima segunda-feira, dia 04 de abril.

De início, os públicos alvo para vacinação da Influenza serão idosos a partir de 70 anos e profissionais de saúde, aqueles que trabalham direto com o atendimento à população. Já a vacina referente a Tríplice Viral, neste primeiro momento, será voltada apenas para os profissionais de saúde que necessitam atualizar a caderneta de vacina.

Nesta primeira etapa serão disponibilizadas 2.200 doses da vacina Influenza. De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Gil, para evitar transtornos e aglomerações, a campanha vai acontecer por etapas. “ Nós vamos começar com o público acima de 70 anos, porque a quantidades de doses que chegaram não são suficientes para vacinar todos os idosos acima de 60 anos. Então achamos melhor iniciar com esse público para evitar transtornos e tumultos”, disse a Secretária.

Tatiane Gil, Secretária de Saúde (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Segundo a Coordenadora da Imunização, Mariana fontes, a vacinação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “À vacinação vai acontecer nas salas fixas, diariamente, aquelas UBS que não tem sala fixa, uma equipe vai agendar um dia para levar a vacina”, destacou a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Para receber a dose da vacina é necessário o usuário portar caderneta de vacinação e cartão SUS atualizado.  A vacinação vai acontecer no horário de expediente de cada UBS que possui sala de vacinação, que pode ser de manhã ou à tarde.

Salas de vacinação fixa

As Salas de vacinação fixa estão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde: Aerolândia, Antenor Neiva, Belinha Nunes, Belo Norte, Canto da Várzea, Cecília Néri, Morada do Sol, Ipueiras, Pantanal, Parque de Exposição, Passagem das Pedras, Vicente Baldoíno (Junco), Lagoa Comprida, Boa Vista, Pedrinhas e PAIM.

Acompanhe a entrevista na íntegra!