VACINAÇÃO

Capacitação de profissionais é o primeiro passo para implantação de sistema de vacinas

CCOM / terça-feira, 20 março , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã de hoje (20), a primeira capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem referente à nova ferramenta de armazenamento de informações sobre vacinas, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI-WEB), que será responsável por receber dados dos pacientes através de um cadastro nacional.

Capacitação

O curso está sendo ministrado a cerca de 36 enfermeiros e técnicos, no total. Hoje, receberam instruções sobre o uso dessa ferramenta online, 19 técnicos e 18 enfermeiros na primeira aula de capacitação que tem como objetivo principal, controlar os dados das vacinas e também poder resgatar dados que foram perdidos, que logo após o vacinador logado, o paciente terá suas informações recuperadas.

“Esse cadastro vai ajudar muito, porque alguém que está em outra cidade ou alguém de outra cidade que estiver por o município que for tomar a vicina, no cadastro já vamos saber se ela tomou e quando tomou”, afirma Valdivânia Pacheco, Coordenadora Municipal de Imunização.

Capacitação sistema de vacinação

Brevemente o cadastro será implantado em todas as áreas do município, e cada equipe de profissionais receberá um computador para utilizarem este serviço, que tem como benefício salvar todas as informações de vacinas em nível nacional, para facilitar tanto para o profissional, quanto para o paciente.

Nesta quarta-feira (21), outros profissionais de saúde passarão por capacitação para uso do sistema online de vacinas. A partir de então, a SMS inicia o processo de implantação do sistema nas Unidades Básicas de Saúde. Até o próximo mês de abril, todas as unidades trabalharão dessa forma.