Carreta da Hanseníase

Carreta da Saúde realizou mais de 280 atendimentos em Picos

CCOM / quarta-feira, 23 maio , 2018

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” esteve em Picos nos dias 21 e 22 de maio promovendo consultas e exames gratuitos, para reforçar o processo de diagnóstico e tratamento da hanseníase.

A carreta da Saúde que percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da doença esteve em Picos estacionada na Praça Josino Ferreira, ao lado da agencia dos Correios. O veículo é equipado com cinco consultórios e um laboratório onde os profissionais do município ofertaram exames e consultas.

Carreta de Combate a Hanseníase

De acordo com o Coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase Gilberto Valentim, foram realizados 282 atendimentos durante os dois dias. Dentre elas, 07 pessoas foram diagnosticadas com a doença além de 14 casos suspeitos.

“As atividades foram bastante satisfatórias, superando as expectativas, pois conseguimos atender um grande número de pessoas, reforçando o processo de diagnostico e tratamento da doença” ressaltou o Coordenador.

Gilberto disse ainda que as pessoas diagnosticadas com a doença irão receber um acompanhamento de controle da doença e vacinação para os familiares.

A Hanseníase é uma doença que pode ser combatida. Para isso, a Coordenação de Controle da Hanseníase atua no diagnóstico e tratamento, através das Estratégias de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, e na sede do Posto de Assistência Médica (PAM), na Rua Sitonho Dantas, número 590, no bairro Catavento.

Segundo Gilberto Valetim, Manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele, dormência, pele ressecada, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, dores nos nervos dos braços e pernas, são os principais sintomas da Hanseníase.