Semana do Voluntariado

Centro de Atenção Psicossocial II de Picos promove Semana do Voluntariado

A Semana do Voluntariado contou com momentos de celebração, reflexão e cuidados sobre a atuação e importância das ações voluntárias em todos os locais.

A semana contou com várias ações, inclusive apresentações teatrais (Foto: Arquivo Pessoal)

/ CCOM / sexta-feira, 26 agosto , 2022

Por: Maria Ivonete

Em alusão ao dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS II, realizou durante os dias 22 a 26 de agosto, diversas ações em parceria com voluntários de várias instituições da cidade e pessoas da sociedade civil.

A Semana do Voluntariado organizado pelo CAPS II contou em sua programação com os seguintes parceiros: A Universidade Federal do Piauí UFPI que disponibilizou os acadêmicos de enfermagem e acadêmicos de medicina; CEPROSP (Escola Técnica) de enfermagem; Polícia Militar; Senac; SEST SENAT; Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA); Kairós/Escola Técnica de Jaicós/Santana e Usuários do CAPS II que realizaram uma apresentação artística.

Os usuários do CAPS II foram contemplados com dia de beleza (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o Psicólogo do CAPS II, Robson Dias, o objetivo da Semana do Voluntariado é promover para os pacientes do CAPS II novas experiências e modelos de cuidados proporcionados pelos voluntários.

“Estamos recebendo vários parceiros que estão desenvolvendo diversas atividades de suma importância, e essas atividades estão sendo muito bem recebidas, tanto pela equipe técnica e como pelos próprios usuários, que estão tendo a oportunidade de ver rostos novos e modelos de cuidados diferentes.  Então é um momento em que adquirimos bastante aprendizado nessa Semana do Voluntariado”, contou o Psicólogo.

Robson Dias, psicólogo do CAPS II (Foto: Isael Pereira)

Ser voluntário é um ato de compromisso individual que ajuda na construção de uma sociedade mais justa e colaborativa com o próximo. Desta forma, o Psicólogo Robson Dias destaca que a ação voluntária é prazerosa tanto para que recebe quanto para o que realiza.

“Eu gosto de ressaltar que a ação voluntária ela é prazerosa tanto para quem recebe quanto para quem pratica, por isso, nesse ano nosso lema da Semana do Voluntariado é “Cuidar do outro também é uma estratégia de cuidar da saúde mental”, as ações voluntárias e sociais trazem um benefício muito grande para a pessoa que está realizando, porque ele se sente prazeroso e feliz, em desenvolver uma ação para outra pessoa”, frisou o Robson Dias.

A Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, falou sobre a participação da Polícia Militar durante a Semana do Voluntariado. Segunda ela, eles contribuíram com a participação dos animais terapêuticos. “A Polícia Militar levou os animais que são terapêuticos, e que realizam esse trabalho com idosos e crianças que sofrem de Transtornos Mentais e Autismo”, frisou a Coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Maninha (Foto: Isael Pereira)

Veja mais fotos!

Acompanhe a entrevista na íntegra!