PEDAL ROSA

Ciclistas e entusiastas realizam passeio em apoio ao Outubro Rosa

CCOM / sábado, 7 outubro , 2017

Um grupo de ciclistas e entusiastas de Picos realizaram, na tarde deste sábado (7), um passeio pelo Centro da cidade para alertar e conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte da programação local do Outubro Rosa.

A concentração se deu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde a enfermeira e coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Thaís Barros, realizou palestra sobre o tema. Segundo a profissional, esse é segundo tipo de câncer que mais mata no mundo.

“Por isso, em todo o mundo, as pessoas se reúnem com programações que vão desde a conscientização, informação sobre a importância de estar sempre alerta, fazer o autoexame até o tratamento em casos positivos. A cor escolhida é rosa e, assim, monumentos são iluminados e ações como a nossa acontecem como forma de alertar”, ressaltou Thaís Barros.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher ensinou a realizar o autoexame. “Além de apalpar cuidadosamente as mamas, é importante colocar as mãos na cintura e observar atentamente os seios. No caso de notar qualquer alteração, deve-se procurar o médico imediatamente para exames clínicos”, alertou.

Entre as participantes do passeio ciclístico e da palestra estava a promotora de vendas Maria Joseane de Sousa. “Eu já tenho mais de 40 anos e nunca fiz o exame da mamografia, então vim aqui me informar e, com isso, eu estou me encorajando. Isso é muito importante para prevenir”, avaliou.

O pedal foi realizado pela SMS em parceria com a Ômega Bike e contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Trânsito no percurso de cerca de oito quilômetros, que iniciou na Rua Marcos Parente e terminou na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde o grupo realizou panfletagem.

Outubro Rosa: outras ações

A campanha denominada Outubro Rosa é realizada em todo o mundo para estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. Informações e atenção na realização do autoexame e de exames clínicos das mamas são considerados chaves para a detecção precoce.

Em Picos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, durante todo este mês, uma série de atividades com a finalidade de conscientizar e prevenir casos de câncer nas mamas.

Palestras e rodas de conversas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), alertando as mulheres sobre como prevenir a doença e sobre os cuidados a tomar rotineiramente.

Programação local
07/10 – Pedal Rosa