CIEM inicia atendimentos como ambulatório no enfrentamento à Covid-19 na região

CCOM / quinta-feira, 7 maio , 2020

Por: Paloma Alencar

O Centro Integrado em Especialidades Médicas, o CIEM, passou por uma transformação. A sua estrutura foi modificada com base nos padrões do Ministério da Saúde. Tudo isso, para funcionar como ambulatório no trato de doenças respiratórias e do quadro gripal. O ambulatório funciona 24 horas por dia e os serviços já estão sendo ofertados de forma gratuita.

Centro Integrado em Especialidades Médicas – CIEM

O CIEM, atende não só a cidade de Picos, mas também toda a macrorregião abrangendo à mais 42 municípios, sendo 43 no seu total. “O CIEM não vai atender só Picos, são 42 municípios que vão vir para cá. Quem vai ter que vir? São esses pacientes localizados onde não funciona a atenção básica, ou quando funciona é apenas em dois ou três dias. Esses pacientes que não tem essa estrutura virão para cá”, explica o Diretor Técnico do CIEM, Pascoal Gomes.

Diretor Técnico do CIEM, Pascoal Gomes.

Toda a estrutura foi modificada para receber essas pessoas de forma adequada. A distância de cada paciente na espera é de 2 metros, por isso as cadeiras foram enumeradas e isoladas. Veja na imagem:

No ambulatório tem o fluxo de entrada e saída e nenhum local é possível transitar em duas direções diferentes. Isso, para evitar o cruzamento de pessoas prevenindo-as contra o vírus. Ao entrar no CIEM é obrigatório lavar as mãos e também na saída. Por isso a entrada e a saída de pacientes e profissionais possui agora pias para lavagem das mãos.

Os locais de entrada e saída são diferentes entre pacientes e profissionais, então toda higienização serve não só para os pacientes, mas também para os profissionais. Todos os locais possuem álcool gel para o auxílio da higienização das mãos.

Os profissionais de saúde entram por um lado, fazem a higienização, retiram os EPI’s e se encaminham para o vestuário. O espaço agora possui vestuário feminino e masculino, essa foi uma entre muitas mudanças na estrutura do CIEM. Na saída eles retornam para o vestuário, retiram as roupas, descartam os EPI’s em lixo adequado, tomam banho, e só então terminam o expediente indo para suas casas.