Coletiva de Imprensa

Coletiva de imprensa com gestores da Saúde trata sobre encerramento das atividades do CIEM e mudança nos postos de vacinação contra a Covid-19

Os serviços do CIEM vão encerrar no dia 30 deste mês, tendo em vista que, o referido órgão estava voltado apenas para o atendimento a síndromes gripais, e o município se encontra com baixa procura e sem registros de novos casos de Covid-19.

Profissionais esclarecem dúvidas sobre atendimentos e vacinação contra a Covid-19 (Foto: Iranete Dantas)

/ CCOM / segunda-feira, 24 outubro , 2022

Em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (24), a Secretária de Saúde, Tatiane Gil acompanhada da Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, Coordenadora da Atenção Primária, Tânia Luz e o Diretor do CIEM/CEMPI, Danilo Guimarães, esclareceram dúvidas relacionadas ao encerramento das atividades do CIEM e transferência da vacinação contra à Covid-19 para as Unidades Básicas de Saúde – UBS.

A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, explicou sobre o encerramento das atividades do CIEM. “No final do mês nós estaremos encerrando os serviços do CIEM, que estava funcionando apenas como Centro de Referência para atendimentos a síndromes gripais. Não dispomos de casos ativos de Covid-19 no município. No CIEM trabalhamos com 40 funcionários, desde os zeladores aos médicos, e termina que esse serviço está ficando obsoleto devido não ter procura”, explica a gestora.

Tatiane ainda fala sobre as mudanças que ocorrerão em relação a vacinação contra a Covid-19, na cidade de Picos. Tendo em vista que a procura também diminuiu e os antigos postos de vacinação acabam não sendo mais necessários.

“Atualmente contamos com uma estrutura que não está sendo necessária. Durante todo mês de outubro a quantidade de vacinas aplicadas foi mais baixa, do que aplicada há um tempo atrás, pois, quando estávamos no pico da pandemia, chegamos a aplicar 1000 doses por dia da vacina contra à Covid-19. Agora com a diminuição da pandemia, e devido, muita gente já está com seu esquema vacinal completo das doses, a procura realmente baixou, tem dia que aplicamos 30 doses. Por isso, não necessitamos de lugares tão grande como o Picoense Clube”, explicou.

Tatiane Gil garante a continuidade dos serviços médicos especializados no CEMPI (Foto: Iranete Dantas)

Tatiane Gil ressaltou ainda que toda a demanda da vacinação contra à Covid-19, vai ser repassada para as UBS, que também terá o suporte necessário para os casos. “Tranquilamente vamos passar essa demanda para os Postos de Saúde, que no caso será o Antenor Neiva que fica localizado no Centro, e na UBS do bairro Junco para ficar mais próximo do pessoal que mora naquela região”, afirmou a Secretária.

A gestora faz questão de parabenizar todos os profissionais da linha de frente que atuaram na luta contra a Covid-19, e que segundo ela, desenvolveram suas profissões com maestria. “É uma equipe que temos uma gratidão enorme por todo serviço prestado, e esses atendimentos serão passados para os Postos de Saúde. As pessoas que tiverem os sintomas, no lugar de procurar o CIEM, irão procurar os Postos de Saúde, a partir do dia 1º de novembro”, finaliza a gestora.

As UBS do município contam com suporte necessário para realizar o serviço de aplicação de doses, pois dispõem de médicos, enfermeiros e salas de vacinação.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!