Otimização

Com sobras em frascos da vacina contra a Covid-19, Picos consegue nove doses extras

CCOM / sexta-feira, 29 janeiro , 2021

Enquanto muitos municípios estão reclamando de falta de vacinas, Picos, com a otimização na aplicação de doses contra a Covid-19, consegue imunizar nove pessoas a mais do que o previsto.

Vacina contra a Covid-19

Na medida em que os profissionais responsáveis pela aplicação da vacina foram ministrando as doses, notaram  que em cada frasco da vacina de Oxford haveria uma sobra.

Coordenadora  de Imunização, Mariana Fontes.

De acordo com a Coordenadora da Imunização, Mariana fontes, os frascos da vacina de Oxford, que são fabricados pelo laboratório da Índia, informam de dez doses por frasco, porém o laboratório inclui uma quantidade a mais do imunizante para evitar perdas. “Quando aspirada de forma minuciosa e cuidadosa a quantidade exata de vacina  chega até onze doses por frasco”, explicou a coordenadora.

Secretário de Saúde, Aldo Gil.

Ao ser comunicado, o Secretário Aldo Gil, para saber como proceder de forma mais adequada e não haver desperdício de vacina, buscou orientação junto à Secretaria de Saúde do Estado do Piauí:

“A gente entrou em contato com a SESAPI para pedir orientação em relação às sobras, eles responderam que não tinha problema algum em continuar a vacina”, comentou o Secretário de Saúde, Aldo Gil.

A coordenadora informou ainda que todas as sobras foram destinadas aos profissionais da saúde, em continuidade à vacinação dos grupos prioritários.

O município de Picos já recebeu ao todo 1718 doses da vacina de combate à Covid-19, sendo 39 dessas doses  aplicadas em idosos do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho  e o restante foram aplicadas em trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo Coronavírus.

Por: Daniel Holanda / Edição: Fátima Miranda