Plenária de Saúde

Comissão organizadora se prepara para realizar Plenária Municipal de Saúde Mental em Picos

A Plenária Municipal é a primeira etapa de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que ocorrerá em maio deste ano.

Plenária Municipal de Saúde Mental de Picos acontecerá na próxima sexta-feira (28) (Imagem: Reprodução)

/ CCOM / quinta-feira, 20 janeiro , 2022

O Conselho Municipal de Saúde de Picos e a Secretaria Municipal de Saúde seguem se preparando para a realização de uma Plenária Municipal de Saúde Mental que acontecerá na cidade de Picos na próxima sexta-feira (28). A Plenária faz parte de uma preparação a nível municipal para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental a ser realizada em maio deste ano. A etapa de Picos acontecerá no dia 28 de janeiro no Auditório do PREMEN, a partir das 08:00h.

Veja o Decreto de Convocação!

Decreto 170-2021 Convocação da 5 Conferência Nacional de Saúde Mental(1)

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Silva, que faz parte da comissão organizadora da Plenária Municipal de Saúde Mental, conta que a comissão se reuniu para alinhar alguns detalhes sobre a Conferência e relata o objetivo principal da mesma.

“Definimos o local, palestrante, organização do local e orientação dos grupos. Tudo já está praticamente encaminhado, estamos nos últimos preparativos para a realização. O objetivo principal é construir propostas, para subsidiar as ações de Saúde Mental, tanto no Município, quanto à Nível de estado e União. Basicamente é fazer uma análise da estrutura de Saúde Mental do Município, Estado e União e a partir dessa análise, possamos construir propostas que possam constituir o Plano de Saúde do Município e futuramente após a conclusão desta etapa possam ser efetivados dentro das possibilidades do Município”, disse Júlio Araújo.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo Silva (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante a Plenária serão eleitos delegados do Município que representarão Picos na etapa macrorregional. Durante a etapa macrorregional serão eleitos outros delegados para a etapa Estadual e por fim, o mesmo processo se repete para a etapa nacional, que é a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos ainda faz um apelo à população para que participem da Conferência, segundo ele, é de suma importância a participação popular na construção de propostas.

“Queria fazer esse convite a sociedade para participarem da Plenária, principalmente pessoas e familiares que são assistidas pelos CAPS, pois estamos tentando fazer com que o maior número de pessoas participe, pois é aí onde direcionamos todas as ações”, finalizou Júlio Araújo.