DEBATE

Comunidade do bairro Catavento participa de roda de conversa de prevenção ao suicídio

CCOM / terça-feira, 19 setembro , 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenadoria da Saúde Mental, juntamente com o programa de Estratégia de Saúde da Família realizou palestra, nesta terça-feira (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Catavento. A ação integra a programação da campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Na ocasião, enfermeira, psicólogo e terapeuta ocupacional promoveram, de forma participativas e dinâmica, uma discussão sobre a temática com os pacientes, alertando sobre como prevenir e de que forma cada um pode ajudar outras pessoas a não atentar contra a própria vida.

Segundo o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Robson Carvalho, o objetivo é conscientizar a população sobre as formas de trabalhar com pessoas sobre o assunto delicado. “Estamos abordando essa temática do suicídio, para que possamos acolher as pessoas, fortalecendo e incentivando a valorização da vida”, ressaltou.

Durante o bate-papo, os especialistas da saúde alertaram sobre os fatores de risco e formas de precaução do suicídio. “A melhor forma de prevenção é quebrar mitos, tabus e preconceitos, trabalhando a conscientização, sendo necessário estar disponível para ajudar, com uma conversa empática e de respeito, encaminhando para as UBS e especialistas”, pontuou o Robson Carvalho.

A campanha Setembro Amarelo é realizada no mundo todo como forma de alertar sobre os casos de suicídio na população, assim como de instruir sobre como cada um pode ajudar alguém que esteja com problemas.