PRIMEIRA INFÂNCIA

Concurso bebê modelo abre programação da IV Semana do Bebê de Picos

CCOM / terça-feira, 24 outubro , 2017

Um concurso para eleger o bebê que melhor atende às recomendações de saúde para os primeiros anos de vida abriu a IV Semana do Bebê de Picos, nesta terça-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta foi de valorizar e estimular as boas condições para o desenvolvimento da primeira infância.

Segundo a coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Naira Lígia, condições adequadas de crescimento aumentam a probabilidade de a criança alcançar seu potencial de forma equilibrada. “Devemos nos empenhar cada vez mais, porque elas são o futuro. Devemos dar a assistência integral às crianças e valorizar a primeira infância”, ressaltou.

Os bebês que concorreram ao concurso passaram por uma pré-seleção nas Unidades Básicas de Saúde. Durante a manhã de hoje (24), uma comissão formada por profissionais de saúde avaliou e elegeu a criança que comprovou ter nascido de parto normal, amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, cartão de vacinas atualizado, peso adequado à idade, registro de nascimento e não usar chupeta.

O primeiro lugar do concurso bebê modelo foi para a pequena Manuela Lustosa, de seis messes. “Estou muito feliz por minha filha ter ganhado esse concurso, ela preencheu todos os critérios. E eu quero alertar as mães sobre a importância  do aleitamento materno. Eu tive uma gravidez tranquila”, disse a mãe da criança Maria Pricilia Lustosa.

Com o tema “Picos mobilizada pela primeira infância”, participaram da abertura da quarta edição representantes das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Coordenadoria da Juventude e Coordenação de Comunicação Social e do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), além da comunidade em geral.

A secretária Municipal de Saúde, Socorro Moura, ressaltou a importância da articulação conjunta dos órgãos de gestão municipal. “Esse evento vem contribuindo  para estimular a melhoria do desenvolvimento das crianças nos primeiros seis anos de vida e esse cuidado deve ser contínuo”, pontuou.

Durante a cerimonia da abertura, houve também apresentação do Grupo Sinfonia, da Secretaria Municipal de Cultura, seguida de café da manhã para o público presente.

Outras ações da Semana do Bebê

As atividades da Semana do Bebê seguem até a próxima sexta-feira (27), com ações lúdicas e educativas, como: contação de estórias, peças teatrais infantis, triagem neonatal, consultas, palestras, oficina de shantala, pintura de rosto e a entrega da chave do bebê prefeito, que nasceu de parto normal nessa segunda-feira (23), no Hospital Regional Justino Luz.

Na tarde desta terça-feira acontece o dia “D” da Assistência Social, com acolhida, apresentação de dança, capoeira, teatro infantil, entrega de lembrancinha, no Espaço Fátima Sá.

Durante esta quarta-feira (25) será o dia “D” da Educação, com brincadeiras, contação de estórias, peças teatrais infantis, Grupo Ministério Infantil da Igreja Batista, na Creche Municipal Vó Silvinha.

O dia D da Saúde ocorrerá na próxima quinta-feira (26), com prestação de serviços de Saúde no Pronto Atendimento Infantil do Município (PAIM). A equipe fará triagem neonatal, consultas, palestras, oficina de shantala, além de pintura de rosto com os profissionais da Secretaria de Cultura.

O encerramento da Semana do Bebê de 2017 será na sexta-feira (27), com a entrega da chave do bebê prefeito seguindo os critérios:  a primeira criança nascida de parto normal na Semana e residente em Picos.