Covid-19

Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos comenta sobre atual situação de casos de Covid-19 em Picos

Robsoncley Viana apresenta um comparativo de dados deste ano em relação ao mês anterior.

Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / terça-feira, 16 maio , 2023

Por: Dayanne Borges

O Coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, revelou os dados atuais da Covid-19 em Picos. De acordo com o coordenador o mês de maio teve um aumento de 240% em relação ao mês anterior, o que significa que em abril, 05 casos foram registrados e neste mês de maio foram 17 casos.

Até agora em 2023, o total de casos confirmados foram 47, com 31 recuperações e 01 óbito. 15 destes casos estão ativos, sendo todos da mesma família, sem necessidade de internação. Os dados também revelam bairros de Picos com maior incidência do vírus, são eles: Canto da Várzea, Ipueiras, Junco, Belo Norte e Morada do Sol.

O Coordenador, Robsoncley Viana, disse que o vírus está em circulação no Município, mas que a preocupação deve estar voltada para pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes e crianças. E destaca também que a testagem está acontecendo no Centro de Especialidades Médicas de Picos (CEMP), de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00h.

Sobre as arboviroses, Robsoncley diz que as expectativas para este ano é de que os números se mantenham dentro da normalidade. E ressalta a preocupação do Ministério da Saúde para um novo subtipo de dengue, mas que a Coordenadoria já tem atuado de forma preventiva, conversando e orientando a sociedade por meio de palestras, para que não tenha surtos no Município de Picos.

De acordo com o Coordenador, recomenda-se que as pessoas que estão infectadas de Covid, seja de sintomas gripais usem máscaras e que as crianças que também apresentaram quadro viral sejam afastadas das escolas.

Acompanhe a entrevista na íntegra!