PAM

Coordenador do PAM faz balanceamento dos casos de hanseníase e tuberculose do 2º semestre de 2021

O PAM é o órgão de referência da cidade no atendimento de hanseníase e tuberculose.

Coordenador Administrativo do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / quinta-feira, 11 novembro , 2021

O Coordenador Administrativo do Pronto Atendimento Médico de Picos (PAM), Gilberto Valentim, falou nesta quinta-feira, 11 de novembro, sobre o balanceamento dos casos de hanseníase e tuberculose do 2° semestre de 2021 comparado ao mesmo período em relação ao ano de 2020.

Segundo o Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, durante a pandemia eles mantiveram o mesmo padrão de atendimentos, mantendo assim a mesma taxa de detecção em relação aos casos de hanseníase comparados aos outros anos.

“Nós, em 2021, mantivemos o mesmo padrão de atendimentos, mantendo assim a mesma taxa de detecção nos casos de hanseníase. Já sobre os casos de tuberculose, no ano de 2020 tivemos apenas 7 casos, em 2021 já vamos em 20 casos detectados, 12 casos da forma pulmonar, 2  ganglionar, 6 do tratamento latente da tuberculose, que são os contatos que fazemos através das vigilâncias, onde detectamos os casos antes do paciente sentir os sintomas clínicos, mas que precisa fazer o tratamento”, explicou o Coordenador.

O Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, ainda chama a atenção para que a população e os profissionais de saúde ampliem o olhar para os sintomas de hanseníase e tuberculose para buscarem tratamento. “É importante que a gente possa compreender e chamar atenção para a população em geral, mas também para os colegas profissionais de saúde que a pandemia está diminuindo, mesmo assim ainda é realidade, assim como hanseníase e tuberculose também, ou seja, precisamos ampliar nosso olha para a estratégia de saúde da família, buscando esses casos, porque certamente temos uma demanda reprimida” destacou o Coordenador.

O PAM realiza atendimento de segunda a sexta-feira. Os atendimentos são realizados por meio de agendamentos, a medida foi instaurada para que se evite aglomerações, devido a pandemia da Covid-19.

Acompanhe entrevista na íntegra!