Vacinação

Coordenadora de Imunização alerta sobre a importância de a população acompanhar o calendário de vacinação contra a Covid-19

Esta semana, por exemplo, a vacinação aconteceu com crianças de até oito anos, nas dependências do Picoense Clube.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / sexta-feira, 17 março , 2023

Por: Roberto Oliveira

A Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, reitera a importância de acompanhar o calendário de vacinação contra a covid-19. Segundo a gestora, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza calendários de vacinação atualizados, de acordo com a demanda de cada público.

Maria explica que esta semana, por exemplo, a vacinação aconteceu com crianças de até oito anos. “Estamos realizando o reforço da primeira e segundo dose das crianças de um a dois anos. Também fizemos repescagem geral para públicos de primeira, segunda, terceira e quarta dose, para o público de dezoito anos e mais, assim como o reforço da bivalente para idosos, e também a vacinação dos idosos do Abrigo Joaquim Monteiro”, explica.

Outro dado relevante, diz respeito à vacinação da faixa-etária de dois a três anos, segundo a demanda, além da terceira dose para crianças de cinco a onze anos, de forma decrescente, para este público específico. Marina Fontes lembra ainda que foi criado horário alternativo para a vacinação da terceira dose para crianças na faixa de cinco a onze anos a partir desta segunda-feira (20).

“A gente vai colocar no grupo da tarde para aquelas crianças que estudam pela manhã e não conseguiram se vacinar, para que elas possam comparecer pela tarde. Lembrando que ainda na próxima segunda-feira, 20, faremos a vacinação também para crianças de sete a onze anos”, reforça Mariana Fontes.

A Coordenadora de Imunização informa ainda que a Secretaria de Saúde de Picos está fazendo um levantamento acerca da situação dos idosos acamados e domiciliados, no intuito de reforçar a vacina bivalente contra convid-19.

“Se você perdeu seu dia de vacinação, é necessário aguardar um novo dia que será direcionado àquele determinado público. É só aguardar novos cronogramas porque o município de Picos, sempre faz repescagens para todos os públicos”, reforça Marina Fontes.

Acompanhe a entrevista na íntegra!