Reforço Bivalente

Coordenadora de Imunização de Picos fala sobre reforço de vacinação bivalente para idosos

Os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, neste momento de reforço bivalente, são idosos de 60 anos e mais

/ CCOM / quinta-feira, 2 março , 2023

A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Picos, Mariana Fontes, avisa que a vacinação de reforço contra a Covid-19 para idosos acontece nesta quinta e sexta-feira, respectivamente 02 e 03 de março. A dose de reforço se refere à vacinação contra a Covid-19 (bivalente Pfizer).

 “A vacina bivalente foi liberada pela Anvisa. Ela vai proteger contra a nova Cepa de Covid-19, a Cepa ancestral, e contra a variante da Ômicron. É um reforço muito importante, pois protege contra novos tipos do Coronavirus, e após a pessoa tomar a vacina bivalente, o esquema vacinal da mesma estará encerrado”, lembra.

Os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, neste momento de reforço bivalente, são idosos de 60 anos e mais, idosos atendidos no abrigo Joaquim Monteiro e seus profissionais de saúde, pessoas imunocomprometidas, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, profissionais do sistema prisional e população privada de liberdade, ou seja, presos condenados.

A vacina de reforço está acontecendo no Picoense Clube nesta quinta e sexta-feira, 02 e 03 deste mês de março, das 8h ao meio dia, na Rua Monsenhor Hipólito, Centro de Picos. Mariana Fontes informa ainda que, dependendo da demanda, o local de vacinação deste público específico será ampliado visando assegurar o atendimento.

“A vacinação segue normalmente. Temos feito, paralelamente, vacinação de primeira, segunda, terceira e quarta doses, além de reforço da bivalente. E, assim, vamos seguindo para atender todo o público-alvo, por faixa etária, por ordem decrescente de faixa etária”, pontua.

Outro dado importante diz respeito à quantidade de doses tomadas pelo público atendido neste momento pela vacina de reforço da Pfizer, isto é, o grupo prioritário.

“As pessoas que estão nesse grupo prioritário devem ter tomado pelo menos duas doses da vacina, independente de laboratório, elas poderão receber reforço da bivalente com quatro meses após a segunda dose. Quem recebeu três doses, vai receber reforço da bivalente com quatro meses após o reforço, e quem recebeu quatro doses, vai receber reforço da bivalente com quatro meses após a quarta dose”, enumera a coordenadora.

Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil

A Seretária de Súde de Picos, Tatiane Gil, fala da satisfação em assegurar a vacinação de forma humanizada e segura para todos.

“Estamos felizes em poder proporcionar a vacinação para nossos idosos com segurança no Picoense Clube, com acolhimento humanizado, e vamos promover ações de vacinação também aos acamados. Assim estamos garantindo que todos os que desejem ser vacinados, recebam sua dose de imunização para combatermos a covid-19, em especial, junto a este público-alvo mais fragilizado.

Confira entrevista!