Direção!

CTA de Picos está sob nova coordenação e põe em prática campanha de prevenção

CCOM / segunda-feira, 8 fevereiro , 2021

Por: Isael Pereira

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) conta com um novo coordenador administrativo. O fisioterapeuta Fábio Bernardes assumiu a referida coordenadoria e fala sobre os projetos em desenvolvimento, assim como, os serviços que o CTA oferta a população de Picos e cidades circunvizinhas.

Novo coordenador do CTA de Picos – Fábio Bernardes.

Tipos de Atendimento

De acordo com o novo coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, o local oferta alguns serviços de saúde, como exames que dão diagnósticos relacionados as Doenças Sexualmente Transmissíveis as DSTs, como por exemplo, sífilis, HIV e Hepatite, além da entrega de preservativos masculinos e femininos. O CTA de Picos funciona de 07:00hs à 14:00hs.

“Também solicitamos e está em fase de aprovação um novo equipamento que é o CD4, que irá chegar aqui no CTA. Este equipamento vai fazer um complemento onde a eficácia dos exames seja de forma mais rápida e vai agir principalmente no quesito dos linfócitos que é fundamental para que os médicos saibam como está a evolução da doença no paciente e através dessa evolução, ele vai ajustar o tratamento daquele paciente”, falou o coordenador.

Local funciona de segunda a sexta.

Campanha de Prevenção

O CTA de Picos está desenvolvendo uma campanha preventiva chamada de “Com ou Sem Carnaval a Prevenção Continua”. De acordo com Fábio Bernardes essa campanha tem como objetivo mostrar para a população que com as festividades carnavalescas ou sem elas, os cuidados relacionados as prevenções de DSTs devem sempre serem lembrados. “Isso é algo que pode ocorrer independentemente ou não do carnaval acontecer. O evento vai ser realizado na Praça Josino Ferreira, na próxima quinta-feira, dia 11 de fevereiro”, frisou Fábio Bernardes.

Dados Relacionados as DSTs

De acordo com os dados de monitoramento e os exames realizados, neste ano de 2021 o CTA de Picos já registrou 5 casos de HIV positivos, 13 de Sífilis, 2 casos de Hepatite. “No mês de janeiro de 2021 realizamos 279 coletas, sendo 70 em gestantes, 555 atendimentos na Farmácia, 336 entregas de medicamentos, 980 exames analisados, dentre eles, HIV, Sífilis e Hepatite B e C, e 381 atendimentos, entre eles entrega de exames, atendimentos médicos ou de aconselhamento com a psicóloga”, explicou Fábio Bernardes.

Projetos Futuros

Após a chegada do novo equipamento CD4 os profissionais que trabalham no CTA irão passar por uma capacitação e treinamento para manusear o aparelho. O coordenador afirma que este equipamento irá beneficiar não só a população de Picos, como também toda macrorregião. Segundo ele, antes as pessoas precisavam se locomover a Teresina para realizar esse exame e agora passarão a dispor desse serviço em Picos.

Acompanhe a entrevista na íntegra!

Informações e Fotos: Wagner Avelino