CTA de Picos realiza vacinação contra covid-19 em pacientes com HIV

/ CCOM / terça-feira, 12 março , 2024

O Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, realizou na manhã desta terça-feira, 12, sessão de vacina contra covid-19 em pacientes com HIV assistidos pelo órgão. Segundo o coordenador Fábio Bernardes, o objetivo é prevenir essas pessoas contra a ocorrência das chamadas ‘doenças oportunistas’, ou seja, infecções causadas por micro-organismos em pessoas com imunidade baixa.

Fábio Bernardes – coordenador do CTA/Picos – Foto – Roberto Oliveira

“Hoje estamos atendendo pacientes com HIV para tomarem vacina.  Assim, mostramos para eles, os benefícios no intuito da prevenção. Não é obrigatória, mas a vacina é fundamental para evitar as chamadas ‘doenças oportunistas’, e, de certa forma, o paciente tomando essa vacina e também outras vacinas, ele estará se prevenindo”, explica.

Pacientes com HIV recebem vacina contra covid-19 – Foto – Roberto Oliveira

A vacinação contra covid-19, de acordo com Fábio Bernardes, ocorre em pontos específicos ao longo do mês, assim como datas específicas. A intenção é que os pacientes com HIV sejam atendidos.  O coordenador lembra que a gestão do prefeito Gil marques de Medeiros e o Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil, disponibilizam suporte necessário para que as demandas em saúde sejam necessariamente atendidas em seu todo.

“Nosso prefeito e o secretário nos oferecem todo um suporte para que a nossa equipe mantenha sempre o melhor atendimento à nossa população. A equipe do CTA estará sempre de olho no que há de mais atual para trazer para Picos, atividades diversas que realizamos junto ao público local”, conclui.

Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos  – Foto – Roberto Oliveira

O Centro de Aconselhamento e Testagem de Picos oferece serviços de aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes rápidos, exames laboratoriais, entrega de insumos como preservativos masculino e feminino, além de relacionados ao tratamento do HIV. O referido órgão atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, recebendo pessoas oriundas não apenas da cidade de Picos, mas cidades em seu entorno. Está localizado na Rua Coronel Francisco Santos, nº 551, no Centro da cidade.

Ouça a entrevista!