CTA

CTA de Picos realizou mais de 7 mil atendimentos em 2021

Além dos atendimentos, foram realizados 18.366 testes de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C, detectando 52 casos positivos para HIV e 156 casos de sífilis.

Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) (Foto: Wagner Araújo)

/ CCOM / sexta-feira, 14 janeiro , 2022

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) vem desenvolvendo uma série de trabalhos de saúde essenciais para a população de Picos e macrorregião. Durante o ano de 2021 o órgão realizou 7.042 atendimentos nos consultórios, desde entregas de exames, atendimentos médicos, e esclarecimentos de dúvidas de pacientes, 4. 140 entregas de medicamentos, 5.703 coletas (sendo 1.446 em gestantes. Além do atendimento o CTA, realizou 18.356 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Em 2022 o CTA de Picos ampliará a oferta de atendimentos e novos exames serão ofertados para população de Picos e demais cidades.

O Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes, fez um levantamento das estatísticas do ano de 2021 em relação ao atendimento realizado pelo próprio CTA, e destaca que a maioria dos casos positivos de HIV do ano passado foram detectados em jovens.

“Dos atendimentos, nós podemos falar da entrega de exames, atendimentos médicos, e de pessoas que chegam com duvidas por terem tido alguma relação sexual desprotegida, e vem até nós para receber orientações. No ano passado realizamos 18.356 testes rápidos analisados, desde HIV, Sífilis e Hepatites B e C, onde notificamos 52 novos casos de HIV, sendo que destes 52 casos, 46% são de pessoas jovens, por isso, neste ano vamos intensificar nossos trabalhos nas redes sociais para que esse público tenha mais conhecimento sobre como se proteger”, explicou o coordenador.

Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes  (Foto: Maria Ivonete)

Fábio Bernardes, chama atenção também para o aumento de casos de sífilis em 2021. “Nós tivemos em 2021, 156 casos de sífilis, onde a maior parte da porcentagem, foi em pacientes jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, então além do HIV, a Sífilis está sendo muito frequente e atinge qualquer pessoa. A proteção e sexo seguro é o mais recomendado para evitar de contrair essas infecções”, frisou Fábio Bernardes.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos começa o ano de 2022 com muitas novidades, segundo o Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes, a partir do mês de fevereiro o Centro passará a ofertar dois novos exames, o da CHLAMYDIA e gonorreia, exames que serão realizados em gestantes e pessoas que tiverem relação sexual desprotegida.

Atendimento no CTA

O CTA de Picos está localizado na Rua Cel. Francisco Santos, em frente à loja do Paraíba. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, e as pessoas que precisarem dos serviços de exames e atendimentos relacionados as Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, além da entrega de preservativos masculinos e femininos, devem procurar e se direcionarem ao local, munidos de RG e Cartão do SUS no caso de consultas. Lá é realizado o cadastro e em seguida os pacientes são direcionados para o atendimento.

Campanhas de Prevenção

Durante o ano de 2022 o CTA de Picos realizará diversas campanhas de conscientização e prevenção voltadas para a população sobre a importância do uso de preservativo nas relações sexuais, essas campanhas já terão início agora no mês de janeiro com os bloquinhos de carnaval que são as previas carnavalescas O CTA de picos atuará na entrega de preservativos tanto masculino como feminino e orientará as pessoas para a conscientização em relação as doenças sexualmente transmissíveis.

Acompanhe entrevista na íntegra!