CTA

CTA realiza palestra sobre ISTs para profissionais do sexo em Picos

A ação foi realizada nesta terça-feira, (15), com o objetivo de promover debates informativos sobre a nova medicação PrEP.

Profissionais do Sexo do Município de Picos participando de palestras educativa sobre as ISTs (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / quarta-feira, 16 março , 2022

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) vem desenvolvendo uma série de ações em prol da conscientização do sexo seguro para a população do município. Nesta terça-feira, 15 de março, o órgão realizou uma palestra para a Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-Piauí (APROSEP). O evento objetivou falar sobre as ISTs e o medicamento PEP/PREP.

Durante a ação, as profissionais do Sexo, participarem ativamente das discussões proporcionadas pelas palestrantes, a Psicóloga, Georgina Soares, e a Assistente Social, Gilmara Goveia, além de realizarem a coleta de material sanguíneo para a realização de exames de Sífilis, Hepatite B e C, e HIV.

O que é PEP/PrEP?     

É um medicamento usado na terapia para o tratamento do HIV, mas também é utilizado antes da exposição sexual ao vírus com eficácia de 95 a 99% de prevenção e redução a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

Na ocasião, Leonisia dos Santos, representante da Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-Piauí (APROSEP), falou sobre a importância do evento e explicou o que é APROSEP.

“A Associação das Profissionais do Sexo de Picos, surgiu em 2002, através do trabalho da Prefeitura, que inicialmente era um projeto chamado “Sexo Seguro e Saudável” que hoje em dia se tornou nossa entidade. Essa ação foi uma inciativa do Fábio Bernardes, coordenador do CTA, que nos convidou para formar essa parceria, com a realização destas palestras em alusão ao dia da mulher e também para falar sobre a PEP/PrEP”, explicou Leonisia.

Leonisia dos Santos, representante da Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-Piauí (APROSEP) (Foto: Maria Ivonete)

Na oportunidade, o Coordenador do CTA, Fábio Bernardes, explica a importância do evento realizado para as Profissionais do Sexo. Segundo o gestor, a ação proporcionou informações educativas sobre as ISTs e a nova medicação ofertada pelo CTA, o PrEP.

“Fizemos essa palestra para falar sobre as infecções sexualmente transmissíveis e PrEP, que é uma medicação de pré-exposição antes da relação sexual. A PrEP é uma medicação que possui uma eficácia acima de 90% para evitar a contaminação das pessoas pelo vírus da HIV. Porém, ressaltou que isso não substitui o uso do preservativo, então é importante que pessoas mais vulneráveis, como profissionais do sexo, tenham conhecimento sobre a existência deste medicamento disponível aqui no CTA”, disse o Coordenador.

Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes (Foto: Maria Ivonete)

Por fim, Fábio Bernardes, destacou que o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA), está intensificando as ações de aconselhamento para as classes mais vulneráveis de Picos. “Estamos fazendo com as Profissionais do Sexo e, nos próximos meses, estaremos realizando esse mesmo evento educativo para as transexuais, nosso objetivo é levar essas informações e os serviços do CTA para todos os públicos de Picos e Macrorregião”, Finalizou Fábio Bernardes.

Acompanhe entrevista na íntegra!