Dia do Fisioterapeuta

Dia do Fisioterapeuta: profissional fala sobre ações de fisioterapia que são realizadas no município

Fisioterapeuta Samara Bezerra fala sobre os serviços ofertados pelo Município, bem como a importância desse dia para os profissionais da Fisioterapia.

Fisioterapeuta, Samara Bezerra, fala sobre ações realizadas e parabeniza os profissionais da área (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / quinta-feira, 13 outubro , 2022

Por: Rawena Sousa

Nesta quinta-feira (13), é comemorado o dia do Fisioterapeuta. Este profissional de saúde é responsável pelo tratamento e prevenção de lesões advindos de traumas e doenças genéticas ou adquiridas ao longo do tempo. Sua atuação é essencial na promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida dos pacientes que buscam atendimento.

Nesse sentido, a Fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Atenção à Saúde da Família (NASF), Samara Bezerra, explica como se dá a atuação desses profissionais junto ao Município e quais os serviços ofertados. “A gente trabalha no nível primário de atenção à saúde, junto com as equipes de saúde da família. Nós temos seis NASFs no município e cada um tem em sua composição, como dois fisioterapeutas, que atuam nas UBS. Nosso trabalho consiste desde o atendimento nessas UBS, a visitas domiciliares à acamados, puérperas, etc.”, destaca Samara Bezerra.

A profissional informa, ainda, acerca das formas de acesso a esses serviços, que são disponibilizados através da Secretaria de Saúde. “Atendemos a demanda da população, seja através de demanda espontânea ou encaminhamentos. Fazemos consultas, avaliações e orientações do que nos compete quanto à atenção primária de saúde. No nível secundário, encaminhamos às Clínicas Especializadas, Centros de Reabilitação e o CEMPI. Estando sempre com esse contato com os pacientes”, afirma a Fisioterapeuta.

Neste dia, a Fisioterapia completa 53 anos de regulamentação profissional, e Samara explica também sobre a relevância desta data para a comunidade fisioterapêutica. “É uma profissão ainda jovem, mas de suma importância. A fisioterapia antes era restrita a quem tinha condições de pagar e hoje ela é acessível nas UBS, em várias clínicas conveniadas ao SUS, nas escolas, nas academias públicas de saúde. Tivemos um crescimento muito grande da área na pandemia, onde nos responsabilizamos pelo atendimento às pessoas com problemas cardiorrespiratórios e nas sequelas do covid-19”, conclui a profissional.

Acompanhe a entrevista na íntegra!