CTA

Dia Mundial de Luta contra a Aids tem ações de conscientização e prevenção

CCOM / sexta-feira, 1 dezembro , 2017

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta sexta-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Picos está promovendo ações de conscientização e prevenção da doença. Durante esta manhã, acontecem palestras sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e o uso de preservativos, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

As palestras são realizadas pela agente de informação do CTA Leonísia dos Santos Ozório, o educador social convidado Patrick Sousa, e a psicóloga Gerogina Soares. Além disso, a equipe do Centro intensifica a distribuição de kits com preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.

O CTA realiza de segunda a sexta-feira, testes gratuitos. Segundo dados do órgão, até novembro deste ano, já foram diagnosticados 24 casos de HIV, 120 de VDRL (vírus sífilis), dois casos de HBSAG (HIV viral), e um de HCV (gestantes).

Para a agente de informação Leonísia Ozório, os números demonstram estabilidade em relação aos dados do ano passado. “Mas falta, as pessoas usarem mais as informações que chegam até elas. Muita gente deixa de lado o uso do preservativo, por exemplo”, observa.

O Centro realiza de forma constante trabalho de informação, conscientização e distribuição de preservativos gratuitos, na própria sede, situada no Centro de Picos, e em campo, por meio dos agentes de informação, além de testes e aconselhamento.

Quando uma pessoa é diagnosticada com vírus HIV, ela recebe os medicamentos e faz o tratamento no próprio CTA, por meio de acompanhamento com equipe composta por enfermeira, assistente social e psicóloga.