Dia Nacaional da Saúde e Nutrição

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Coordenadora destaca avanços e serviços realizados nesta área

A Coordenadora também falou sobre o Programa Crescer Saudável, que é um programa voltado para a obesidade infantil.

Renata Ramos, Coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de Picos (SISVAN) (Foto: Arquivo Pessoal)

/ CCOM / quinta-feira, 31 março , 2022

A Secretaria de Saúde, através Coordenação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de Picos (SISVAN) comemora o Dia Nacional de Saúde e Nutrição. O SISVAN é um sistema de informação que visa descrever e predizer de maneira contínua, tendências das condições de nutrição e alimentação de uma população, e seus fatores determinantes, com fins ao planejamento e avaliação dos efeitos de políticas, programas e intervenções.

A Coordenadora do SISVAN, Renata Ramos, falou sobre a importância deste dia. Para ela, essa data vem reforçar o valor de uma alimentação saudável, para o desenvolvimento do corpo e conservação da saúde. “Essa data é importante pois vem reforçar o valor de uma alimentação saudável, para o desenvolvimento do corpo, conservação da saúde, além de estimular a qualidade de vida e o próprio bem-estar do indivíduo”, explica a Coordenadora.

Renata Ramos, também destaca os objetivos do SISVAN e as ações do Programa Crescer Saudável.

“A gente tem como objetivo consolidar os dados referentes as ações de Vigilância Alimentar Nutricional, registros de dados antropométricos e marcadores de consumo alimentar e geração de relatórios. Também abrangemos o programa de micronutrientes que são as suplementações de vitamina A e Ferro. O nosso órgão tem o Programa Crescer Saudável, que vem para reforçar mais ainda a prevenção e cuidados em relação a obesidade infantil no âmbito escolar, as ações deste programa são realizadas no âmbito do PSE (Programa Saúde na Escola) e visam contribuir com serviços de saúde, prevenção e cuidados com as crianças com obesidade infantil em Creches e Escolas”, destaca Renata Ramos.

Além do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), existe vários outros órgãos dentro da Secretaria de Saúde, que trabalham com serviços especializados e profissionais da área da Nutrição, como o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que contém uma equipe de Nutricionistas que sempre estão realizando palestras ou rodas de conversa para a população sobre alimentação saudável e a importância da atividade física para melhorar a qualidade de vida.