Programa Saúde nas Escolas

Escolas Públicas de Picos já receberam 70% das ações do Programa Saúde nas Escolas

CCOM / quarta-feira, 26 setembro , 2018

A Secretária Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola, estão realizando atividades relacionadas ao programa em todas as unidades públicas de Picos. Cerca de 70% das atividades planejadas já foram desenvolvidas.

O programa contempla desde creches até escolas, da rede pública municipal e estadual, que estejam em dias com a pactuação do programa.

O programa é desenvolvido em um cronograma de doze ações, sendo cada uma correspondente a um dos meses do ano. No mês de setembro as equipes de Saúde da Família estão promovendo ações de prevenção ao Suicídio, no mês de alusão a este, e as ações que visam promover a ‘cultura da paz’.

“O programa têm uma importância grandiosa, pois visa auxiliar na melhoria da saúde dos alunos, o que melhora a qualidade de vida deles”, destaca a Iane de Lima, Coordenadora do Programa Saúde nas Escolas.

Filmes, palestras, atividades e rodas de conversa, estão sendo aplicadas aos alunos de todas as idades, para o combate ao Aedes Aegypti, alimentação e nutrição, direito sexual e doenças transmissíveis, álcool e drogas, cultura de paz, cidadania e direitos humanos, práticas corporais, prevenção de violências e acidentes, sinais de agravos e doenças de eliminação, saúde bucal e aplicação de flúor, avaliação da situação vacinal, promoção da saúde auditiva e promoção da saúde ocular.

As ações estão sendo desenvolvidas por cerca de 40 profissionais da saúde, incluindo os profissionais da Saúde da Família e a equipe do NASF, que têm como objetivo, concluir todas as ações nas 60 unidades municipais de Picos até dezembro.