Janeiro Roxo

Janeiro Roxo: Picos é referência no controle à hanseníase

CCOM / quinta-feira, 14 janeiro , 2021

Por: Daniel Holanda

Picos é referência na macrorregião para diagnóstico e tratamento da hanseníase. O município atende 59 municípios do Sertão do Piauí e pacientes de estados vizinhos, como Ceará e Pernambuco.

Janeiro Roxo

Hoje, o serviço tem apresentado um avanço significativo, elevando esses índices para acima de 95%, desde o ano de 2015.

De acordo com o Coordenador de Combate à Hanseníase, Gilberto Valentim, esses resultados são implicações das atividades desenvolvidas, como por exemplo: realização de mutirões, buscas ativas para diagnóstico de casos novos de hanseníase, visitas domiciliares, campanhas educativas, palestras e entrevistas nos meios de comunicação. “Nosso objetivo é promover o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno”, frisou o coordenador.

Coordenador de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim.

O serviço de controle à hanseníase de Picos realiza, anualmente, uma média de 10 mil procedimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, realização de baciloscopia, visitas domiciliares, coleta de biópsias, administração de vacina BCG nos comunicantes, e dispensação de medicação para os usuários do serviço.

Os atendimentos são feitos através do Posto de Assistência Médica PAM que realiza atividade operacional de serviço como diagnostico de casos, buscas ativas, visitas domiciliares, prevenção de incapacidade, tratamento dos estados reacionais da hanseníase, além de tirar dúvidas dos outros municípios.

O Posto de Assistência Médica (PAM) fica localizado na Rua Sitônio Dantas, nº590, no bairro Catavento, por trás do Banco do Nordeste.