VACINA

Jovens têm até esta sexta-feira (25) para tomar vacina contra HPV

CCOM / sexta-feira, 25 agosto , 2017

A Secretaria de Saúde de Picos está realizando vacinação contra a HPV em jovens com idade entre 15 a 26 anos. Esse público deve procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber a dose da vacinação até esta sexta-feira (25).

Essa vacinação previne uma série de doenças no colo do útero e nos órgãos genitais. Não devem tomar a vacinação jovens fora da faixa etária e gestantes.

Segundo a coordenadora de Imunização, Valdivânia Pacheco, a vacinação está disponível em oito postos do Município, nos bairros Centro (Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião e PSF Antenor Neiva), Belo Norte, Ipueiras, São José, Morada do Sol, Junco, São Vicente e Passagem das Pedras.

“A forma de transmição da HPV se dá através de relação sexual desprotegida e também por meio do sangue”, enfatiza Valdivania Pacheco.

Preocupada com a prevenção, a jovem Andreia Monteira, de 21 anos, recebeu a vacina ontem (24). “Tenho consciência da importância da vacina HPV, sendo responsável contra uma serie de doença, não é que ela vai prevenir todas, mas vai evitar muitas delas”, disse Andreia Monteira.

Quem ainda deseja tomar a vacina deve correr ao Postos de Saúde mais próximo de sua casa.