Campanha de Vacinação Antirrábica

Mais de 10 mil animais são imunizados na Campanha de Vacinação Antirrábica

CCOM / segunda-feira, 11 junho , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle dos Zoonoses, realizaram no ultimo sábado (09) a campanha de vacinação antirrábica nos animais de toda zona urbana de Picos.

Com o objetivo de diminuir as doenças nos animais e na população, a equipe dos Zoonoses efetuou as vacinas em 28 postos de vacinação na zona urbana da cidade. Um total de 10.604 animais entre caninos e felinos foram vacinados na zona urbana e zona rural do município.

Campanha de Vacinação Antirrábica

Na Zona Rural 3.216 caninos e 919 felinos foram vacinados, totalizando 4.134 animais vacinados. Na Zona Urbana 4.624 caninos e 1.845 felinos receberam a vacina, totalizando 6.469 animais vacinados.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle dos Zoonoses, Agenor Martins, a campanha teve um resultado bastante positivo. “o Resultado foi altamente positivo, pois conseguimos alcançar um bom índice de cobertura vacinal, superando inclusive a meta pactuada para esta ação” disse Agenor.

A dose da vacina antirrábica é anual e auxilia no controle da raiva canina. Por tratar-se de uma doença fatal, a melhor maneira de evitá-la é vacinando os animais. A vacinação é gratuita.

Além da campanha, o centro de controle dos zoonoses desenvolve outras ações de prevenção durante o ano.

Zona Rural

A vacinação na zona rural aconteceu de 04 à 08 de junho. Equipes motorizadas percorreram mais de 90 localidades do interior vacinando cães e gatos.