PROMOÇÃO DE SAÚDE

Mais de 100 pessoas são atendidas em ação social do Hiperdia na Cohab

CCOM / terça-feira, 13 junho , 2017

Mais de uma centena de hipertensos e diabéticos participaram da ação social do Hiperdia, no bairro Cohab, em Picos. Durante a manhã desta terça-feira (13), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí levaram informação e fizeram atendimentos aos moradores da comunidade.

Entre os serviços, foram realizados atendimentos com nutricionistas, vacinação, aferição de pressão e verificação de glicemia. A aposentada Giselia Rodrigues, de 76 anos, foi uma das atendidas. Para a idosa, o trabalho realizado demonstrou cuidado com hipertensos, como ela. “Achei muito bom, muito valioso. Uma reunião desse tamanho para cuidar da gente. Eu gosto de me cuidar”, relatou.

De acordo com a secretária de Saúde de Picos, Maria do Socorro de Sousa Moura, a proposta de ações como essa é aproximar a gestão da comunidade. “Trazemos promoção de saúde, ações da atenção básica para aproximar cada vez mais os usuários e oferecer a eles esse trabalho”, ressaltou a gestora.

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, também participou. “São dois eixos que não podem ficar em segundo plano: saúde e educação. Temos nos esforçado e procurado estar presentes com um trabalho como esse, que demonstra cuidado e atenção”, pontuou.

Conforme a coordenadora do Programa Hiperdia, Micherlla de Brito Almeida, o número de hipertensos e diabéticos atendidos na UBS do bairro é de mais de 230, e ainda tem aqueles que não fazem o tratamento. “Por isso o trabalho de hoje foi um sucesso, porque levamos conscientização e informação”, avaliou.

Parceria Universidade Federal do Piauí
A ação social do hiperdia, realizada em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Sest Senat, surgiu a partir de uma demanda observada por acadêmicos de Enfermagem durante e estágio curricular na Estratégia de Saúde da Família da região.

“Pensamos: como trabalhar? Então, resolvemos fazer um mutirão para conscientizar e ofertar serviços à população. Para isso, fechamos parcerias, que foram imprescindíveis”, explica o professor da UFPI e assessor técnico da SMS, Eduardo Carvalho.

Para a estudante Ana Paula Wenzel, a proposta foi executada com eficiência e obteve bons resultados.  “Foi gratificante, porque possibilitou mudança na qualidade de vida das pessoas”, ponderou a estagiária.

Prefeitura entrega três carros à Saúde
Na oportunidade, Pe. Walmir Lima entregou três carros modelo Fiat Toro para serem utilizados pela Secretaria de Saúde. Os veículos foram adquiridos no valor de R$104 mil, com recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município.

O prefeito também anunciou a aquisição de uma van e uma ambulância, por meio do Governo do Estado do Piauí. “Em conversa com o governador Wellington Dias, ficou acertado o envio desses veículos nos próximos 20 dias, o que deve ajudar a grande demanda da saúde de nossa cidade”, finalizou.