INTERVENÇÕES

Mostra expõe 16 experiências desenvolvidas na atenção básica de Picos

CCOM / sexta-feira, 7 julho , 2017

A I Mostra de Experiências Exitosas na Atenção Básica realizada nesta sexta-feira (7), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou 16 pesquisas sobre intervenções concretizadas junto às equipes de estratégia de saúde da família de Picos. Os relatos de experiência se referem às atividades de estágio dos estudantes de Enfermagem da UFPI.

De acordo com o professor Eduardo Carvalho, o evento é a culminância da prática desenvolvida em 16 dos 36 postos de saúde do Município. “Para a universidade é um campo de exercício, onde o aluno vai aprender; para o serviço é uma oportunidade de colaboração na promoção da saúde e redução dos agravos”, comenta o também assessor técnico da Secretaria de Saúde de Picos.

A estudante Paloma do Nascimento Carvalho participou das ações. Segundo ela, durante o estágio, constatou-se uma necessidade de intervir junto à comunidade hipertensa e diabética. “Observamos que eles só procuravam o posto para pegar medicação, e não pode ser assim. Precisam ir sempre para possibilitar um acompanhamento e orientação”, conta.

Assim como esse, outros relatos abordaram reflexões sobre serviços, programas, técnicas educativas sobre a importância da consulta preventiva, cuidado com gestantes, mães, idosos e hipertensos e diabéticos. Além disso, trataram das intervenções realizadas a partir do problema encontrado.

O evento contou ainda com palestra e mesa redonda sobre estratégia de fortalecimento da atenção básica, a partir de olhar multiprofissional, com partilha de experiências dos que atuam na Secretaria Municipal de Saúde.