Covid-19

Município de Picos se prepara para receber nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19

CCOM / terça-feira, 9 fevereiro , 2021

Por: Isael Pereira

O município de Picos irá receber nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, mais uma remessa de doses da vacina contra a Covid-19. Nesta etapa, trabalhadores da saúde de forma geral ainda receberão a aplicação da vacina. A novidade é que os idosos do município que possuem idade a partir de 90 anos irão ser contemplados neste novo plano de vacinação que iniciará na próxima quinta-feira (11).

A coordenadora de imunização do município de Picos, Mariana Fontes, falou que atualmente já forma vacinadas 1.728 pessoas. Segundo ela, este número corresponde a trabalhadores ligados aos serviços de saúde tanto da linha de frente ao combate a Covid-19, quanto os de suporte, além dos idosos do Abrigo Joaquim Monteiro.

Nova Remessa

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o município irá receber novas doses da vacina contra o coronavírus. Segundo Mariana Fontes, destas doses, 6% será destinada aos trabalhadores de saúde, com um total de mais 150 doses. Mariana explica que no município de Picos existem 246 idosos com idade igual ou superior a 90 anos e que esse grupo irá ser contemplado com a aplicação das vacinas.

“Vamos estar recebendo a vacina amanhã e na quinta-feira (11), estaremos dando início a vacinação desse público. Estamos traçando estratégias para evitar aglomerações durante essas vacinações e também para que a gente não misture os dois públicos, pois os trabalhadores de saúde estão muito mais expostos ao vírus e a população idosa com 90 anos ou mais é uma população mais vulnerável de ter complicações a mais com o coronavírus. Então estamos traçando estratégias para que a gente faça essa vacinação da melhor maneira possível e diminuindo o máximo possível o risco de transmissão”, finalizou Mariana Fontes.

Mariana Fontes – Coordenadora de Imunização. (Foto: Daniel Holanda)

Vacinação dos Idosos

Os postos de vacinação contra a Covid-19 que irão vacinar os idosos são Belinha Nunes, Canto da Várzea, Junco e Antenor Neiva, o atendimento funcionará a partir das 07:30 e será por ordem de chegada e com a entrega de senhas. A documentação necessária para a vacinação é o RG, Carteira de Vacinação e Cartão do SUS.

Sobre a situação dos idosos de 90 anos ou mais que são acamados e domiciliados, os mesmos serão vacinados em seus próprios domicílios. Mariana Fontes explica que a Secretaria de Saúde está montando uma equipe para estar realizando essa vacinação, e o agendamento para isso será realizado em conjunto com a equipe de Saúde da Família do Bairro, juntamente com o agente comunitário de saúde.

“A Secretaria de Saúde optou por não misturar os dois públicos no momento da vacinação, por isso, colocamos em horários diferentes, para não correr o risco de misturar os dois públicos, visto que os idosos são mais vulneráveis a doença e tendem a ter complicações maiores, e os trabalhadores de saúde estão muito mais expostos a essa doença. Resolvemos separar para diminuir o risco de transmissão no momento da vacinação”, explicou Mariana Fontes.

Trabalhadores de Saúde

Já para os trabalhadores da saúde a vacinação acontecerá em horários diferente. De acordo com Mariana Fontes a UBS Belinha Nunes foi a escolhida para realizar a aplicação da vacina desse grupo que serão exclusivamente na quinta-feira e sexta-feira (11 e 12) a partir das 13:30.  “O trabalhador precisa comprovar um vínculo ativo no serviço de saúde, levando um documento que comprove esse vínculo, além de RG ou Carteira de Motorista, Cartão do SUS e Cartão de Vacina”, explicou a coordenadora.

Acompanhe a entrevista na íntegra!

Informação e fotos: Daniel Holanda