Mutirão da catarata

Mutirão de cirurgias de catarata será realizado em Picos

CCOM / sexta-feira, 15 março , 2019

Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira(14), na sede da Secretaria Municipal. O secretário de saúde, Dr Junior Santos, lançou o Mutirão da catarata. O programa tem o objetivo facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.

O mutirão vai começar na próxima quarta-feira, dia 20, e vai até o dia 24, no Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM), localizado na Rua São Sebastião. Quem sofre de catarata terá uma oportunidade de voltar a enxergar com o mutirão para cirurgia da doença.

A iniciativa, resultante de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI, vai garantir que sejam realizadas 350 cirurgias, atendendo a população de Picos e de mais 19 municípios, sendo 200 para o município de Picos e as outras 150 para os outros municípios.

“A gente convoca a população que precisa desse benefício para procurar  secretaria, através do departamento de serviço social, trazendo o cartão do SUS, comprovante de residência e documentos pessoais”, disse o Secretário.

Participaram da reunião os coordenadores, o diretor administrativo Bruno Luz, o assessor técnico Pascoal Gomes, a assessora técnica e enfermeira Conceição Portela e a assistente social Edilma Sousa.

A ação será direcionada as pessoas que tenham dificuldade de enxergar. De acordo com o Secretario Municipal de Saúde, vão ser priorizadas as pessoas mais idosas.

O Secretário ainda destacou:”Isso é uma luta desde quando assumi a secretaria de saúde. Comecei a correr atrás junto com as autoridades estaduais para que a gente conseguisse trazer esse mutirão para Picos, pois a fila de espera estava com mais de um ano, e é uma cirurgia muito cara”.

Sobre a doença

A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.