CTA

Nesta sexta-feira (1º), CTA tem atividades em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a AIDS

CCOM / quinta-feira, 30 novembro , 2017

Neste dia 1º de dezembro a luta contra a AIDS é lembrada. É uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida. Em Picos o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – é referência no atendimento de pessoas soropositivas.

Até o final de outubro o CTA já havia realizado mais de 12 mil e 428 exames de HIV. Segundo o centro, cerca de 264 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Picos e região. Esses portadores do vírus HIV recebem as drogas antirretrovirais necessárias ao tratamento de forma gratuita. O CTA disponibiliza ainda uma equipe com assistente social e psicólogo para acompanhar esses pacientes.

Só este ano o CTA já distribuiu mais de 60 mil preservativos masculinos e mais de 10 mil preservativos femininos. A ação tem como objetivo incentivar a prática do sexo seguro e evitar não só a transmissão da AIDS, mas também das demais doenças sexualmente transmissíveis.

Para chamar a atenção para a data de 1º de dezembro, amanhã o CTA fará uma atividade durante todo o dia, com início às 8h. Será ministrada uma palestra na sede do CTA, localizada na Rua Coronel Francisco Santos, aberta a toda a população. Na ocasião serão entregues kits com preservativos, lubrificantes e folders informativos. Em seguida haverá coletas para teste de DST’s.

Em 2016 o CTA identificou 23 casos de HIV, 103 casos de Sífilis, nenhum caso de Hepatite B e nenhum caso de Hepatite C. Em 2017, até 15 de novembro, foram registrados 24 novos casos de HIV, 120 casos de Sífilis, 02 casos de Hepatite B e 01 caso de Hepatite C.