VIGILÂNCIA

Número de casos de dengue e chikungunya cresce nos últimos dois meses

CCOM / sexta-feira, 25 agosto , 2017

Picos já tem 312 casos de dengue este ano, sendo 191 notificados e 121 confirmados, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. De junho a agosto, o número aumentou 56,7%.

Os registros de chikungunya também cresceram. Até junho, a Vigilância Epidemiológica registrou 47 casos; de lá para cá, o número subiu 100%, chegando a 94 casos nas zonas urbana e rural do Município. Desse total, 56 são notificados e 38 são confirmados.

O povoado Carnaíbas continua sendo o de maior incidência no Município, apesar das ações de bloqueio ao mosquito, como o tratamento dos focos com larvicidas, alevinos em grandes reservatórios e carro fumacê, chegando a 55 casos de dengue e 14 de chikungunya.

Em relação à dengue, o bairro Parque de Exposição fica logo atrás com 14 casos e Paraibinha, com 11 casos. Já a segunda maior incidência de chikungunya se dá na Paraibinha, com 12 casos.

Por outro lado, em comparação ao ano passado, os dados são mais otimistas. Nesse mesmo período de 2016, a Secretaria de Saúde registrou 483 casos de dengue, o que significa uma queda de 35,4% este ano.

Prevenção

Para prevenir as doenças, a Secretaria de Saúde orienta que a população ajude no controle do mosquito Aedes Aegypti, que transmite o vírus. “O recomendado é que as pessoas façam vistoria nas suas casas, lavem as vasilhas e reservatórios de água com esponja e sabão”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Karielly Alencar.

O Município continua trabalhando o bloqueio nas comunidades onde há registro de casos, por meio de carro fumacê, tratamento dos focos com larvicidas, alevinos em grandes reservatórios, especialmente da zona rural.