Campanha

O CTA de Picos realiza campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate a AIDS

A ação contou com a realização de medição de glicemia, aferição de pressão arterial e os testes rápidos das quatro ISTs, além de uma pequena explanação sobre as doenças transmissíveis.

Campanha de combate ao HIV em Picos (Foto: Iranete Dantas)

/ CCOM / quinta-feira, 1 dezembro , 2022

Por: Iranete Dantas

A Prefeitura Municipal de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), deu início nesta quinta-feira, 01 de dezembro, a uma campanha de combate ao HIV. A ação corresponde a uma série de atividades em alusão ao mês de conscientização e prevenção à Aids.

A campanha consiste na realização de testes rápidos das quatro ISTs, aferição de pressão e medição de glicemia, além das orientações e cuidados que as pessoas devem ter sobre as infecções sexualmente transmissíveis.

O Coordenador do CTA, Fábio Bernardes, explica o objetivo da ação, e quais atividades serão realizadas durante esse mês de dezembro.  “É uma ação de nível mundial, as pessoas estão focando nas informações mais precisas sobre o HIV, com o intuito de prevenção, portanto, sabe-se que tem pessoas acometidas. E a ação é uma forma de orientar, passar informações a respeito dos cuidados e da prevenção contra doenças transmissíveis. A equipe hoje está na frente do CTA, amanhã junto com a equipe da Prosep, na praça Felix Pacheco, e nos dias 6 e 7, estaremos em alguns postos. É uma programação bem extensa, durante esse mês de dezembro” explicou o Coordenador.

Coordenador do CTA, Fábio Bernardes (Foto: Iranete Dantas)

A Biomédica Iara Góes, destaca sobre quais atividades estão acontecendo durante a ação e mostrando as pessoas a importância de se prevenir contra as ISTs “A ação está voltada para um apanhado geral ao paciente, estão sendo realizado medição de glicemia, aferição de pressão arterial e os testes rápidos das quatro IST que é o HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de ter uma pequena explanação sobre as doenças transmissíveis, muitas pessoas não conhecem o básico das informações sobre essas importantes doenças, sabemos que  é uma pandemia que vem se alastrando de 1980 até os dias de hoje, mas graça a ciência e a informação os casos vem diminuindo” disse a biomédica.

Biom,édica, Iara Góes (Foto: Iranete Dantas)

Veja mais imagens!

Acompanhe a entrevista na íntegra!