SAÚDE DA MULHER

Oficina orienta gestantes atendidas na unidade básica do bairro Pantanal

CCOM / terça-feira, 8 maio , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma oficina voltada às gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Pantanal.

Voltado ao aleitamento materno, alimentação, parto humanizado e direitos da gestante, a oficina foi ministrada pela enfermeira Anagi Félix, da equipe de Estratégia de Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde, do bairro Pantanal, e pela coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Aurilândia Rocha, com participação de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Com o intuito de orientar as futuras mamães, o café da manhã reuniu sete gestantes da comunidade, para discutir sobre os direitos do acompanhamento do parceiro durante o parto, a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, o parto humanizado e natural e também sobre a violência obstétrica durante o trabalho de parto.

“Se você chega em um ambiente e é mal tratada, deve buscar seus direitos. Na caderneta da gestante, você encontra todas as leis e direitos. Todos nós temos direito à saúde”, orienta a coordenadora da Saúde da Mulher, Aurilândia Rocha.

Durante a oficina, as profissionais da saúde também envolveram as gestantes em uma dança pré-parto, para ajudar na disposição da mulher e da criança. As mamães que estavam presentes também foram presenteadas com kits maternos.

“Precisamos induzir essas mulheres a terem as suas crianças de forma natural. Respeitar o momento dela. Isso é um risco a menos que elas estarão correndo”, alerta a enfermeira da UBS Pantanal, Anagi Félix.

As oficinas integram a programação do mês de luta pela saúde da mulher. Até o dia 28 de maio, ações como essa serão realizadas nas comunidades, com o objetivo de orientar as gestantes sobre partos e pre-natais. Serão feitas oficinas nas UBSs do município, palestras e também mesa redonda, finalizando o movimento no próximo dia 28, em praça pública.