MOBILIZAÇÃO

Palestras, serviços e arte marcam dia D da Saúde na Semana do Bebê

CCOM / quinta-feira, 26 outubro , 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quinta-feira (26), atividades educativas, culturais e atendimentos no dia D da Saúde na IV Semana do Bebê de Picos. A equipe do Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (PAIM) disponibilizou testes do pezinho, da orelhinha, da linguinha, do olhinho, oficina, palestra, pintura de rosto e desenhos.

“Hoje estamos ratificando os cuidados com a criança. Tudo que se detectar nessa primeira infância tem condições de ser tratado, então, alertamos sobre a alimentação correta, a amamentação e outros cuidados que devem ser tomados”, pontuou a coordenadora do PAIM, Maria Rosa Sousa.

Em uma palestra voltada para pais e mães presentes, a enfermeira da unidade, Keliana Feitosa, abordou a importância dos testes da Triagem Neonatal, explicando o que são e para que servem. “Se descobrir qualquer doença a tempo, por meio dos testes, podemos intervir e fazer com que ela não se desenvolva”, disse a enfermeira.

Durante a programação, a SMS realizou uma oficina de shantala, com a fisioterapeuta Érica Alana Leal. Segundo ela, a shantala é uma massagem indiana que tem muitos beneficios para a criança. “Essa massagem deixa a criança mais calma, diminui as cólicas, melhora o sono, aumenta a relação mãe e bebê, amplia a respiração e melhora a expectoração, ajuda a criança a conhecer o corpo”, ressaltou.

Durante todo o dia, serão atendidas em torno de 25 crianças no dia “D” da Saúde na Semana do Bebê. Para fechar a programação, à tarde, acontece a entrega da chave do bebê prefeito, no Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião.