PEDAL ROSA

Pedal Rosa alerta mulheres sobre prevenção ao câncer de mama

CCOM / quinta-feira, 5 outubro , 2017

A Secretária Municipal de Saúde, em parceria com a Ômega Bike, realiza, neste sábado (7), primeiro Pedal Rosa de Picos. O passeio ciclístico pelo Centro da cidade integra a programação local da campanha mundial Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

A concentração ocorrerá na sede da Secretária de Saúde, a partir das 16 horas. Na ocasião, a coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Thaís Barros, orientará sobre a importância do autoexame na identificação precoce e combate ao câncer de mama.

“A importância desse passeio é conscientizar a mulher sobre o autoexame e sobre os cuidados que deve tomar. Então, convidamos a toda a população, homens e mulheres, a pegarem suas bikes, usarem uma camiseta ou alguma peça rosa e juntarem-se a nós em prol dessa causa”, ressalta Thaís Barros.

Após a palestra, acontecerá o passeio ciclístico, percorrendo 8,3 km a Avenida Nossa Senhora de Fátima, Travessa Benedito Reinaldo, Praça Justino Luz , Avenida Beira Rio, passando pelo bairro Passem das Pedras, São Sebastião, Avenida Severo Eulálio, Avenida Nossa Senhora de Fátima e finalizando na Praça de Alimentação.

O Atleta e proprietário da Ômega Bike, Erasmo Albano, alerta sobre os cuidados que os ciclistas devem tomar durante o passeio.

“Alertamos que usem calçados fechados, de preferência tênis, tome bastante água antes de sair de casa. Durante o percurso, haverá um carro de apoio que fará a distribuição de água para os participantes, havendo duas paradas: na Avenida Beira Rio e na Severo Eulálio para hidratação. Também contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito”, pontuou Erasmo Albano.

Outubro Rosa em Picos

A campanha denominada Outubro Rosa é realizada em todo o mundo para estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. Informações e atenção na realização do autoexame e de exames clínicos das mamas são considerados chaves para a detecção precoce.

Em Picos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, durante todo este mês, uma série de atividades com a finalidade de conscientizar e prevenir casos de câncer nas mamas.

Palestras e rodas de conversas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), alertando as mulheres sobre como prevenir a doença e sobre os cuidados a tomar rotineiramente.

Programação local
07/10 – Pedal Rosa