Campanha

Picos sedia encontro que trata sobre campanha de conscientização em relação a Fibromialgia

Em Picos, Lei Municipal assegura políticas públicas a fibromiálgicos.

Encontro reuniu autoridades municipais e representantes da causa (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / terça-feira, 14 março , 2023

Por: Roberto Oliveira

Na manhã desta terça-feira (14), membros da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com representantes da causa de fibromialgia, vereadores e sociedade civil, participaram de encontro voltado para discutir questões ainda relacionadas a campanha do Fevereiro Roxo que trata sobre a fibromialgia. A ação foi realizada na Câmara Municipal de Picos.

O evento contou com a presença de autoridades locais, profissionais de saúde e sociedade civil. A Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, falou da importância do evento junto aos pacientes desse grupo, políticas públicas, além de destacar as ações da gestão do prefeito Gil Marques de Medeiros junto ao tema.

“Hoje é o dia que nos reunimos para apoiar pessoas que tem fibromialgia. Essa doença acomete 2% da população mundial, entre dez pessoas diagnosticas, sete são mulheres. Nada mais justo que no mês março, oferecermos ajuda para esse grupo, para que possamos cada vez mais garantir tratamento a essas pessoas”, comenta.

Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil (Foto: Maria Ivonete)

No município de Picos, está em vigor desde 2021, uma Lei Municipal que assegura políticas públicas voltadas às pessoas diagnosticadas com fibromialgia. A autora da referida Lei, vereadora Dalva Mocó, participou do evento e abordou pontos fundamentais voltados para as pessoas com a patologia citada, entre eles, o atendimento prioritário em determinados locais.

“Esse evento está sendo realizado para dar visibilidade a essa Lei existente, para cobrar políticas públicas, e também cobrar a aplicação e sua eficiência por parte dos órgãos privados do nosso município. As pessoas com fibromialgia podem procurar os CRAS com laudo médico e documentação. Essas pessoas terão direito a uma carteira expedida pela Assistência Social, através dos CRAS. E com essa carteirinha, terão direito a atendimento nos órgãos de saúde do município e privados, assim como, direito a estacionamento prioritário no âmbito do município”, enumera.

Vereadora Dalva Mocó (Foto: Maria Ivonete)

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo. Ainda não tem causa conhecida e atinge, principalmente, mulheres entre 30 a 55 anos. Mas homens, pessoas idosas, crianças e adolescentes também podem ter a doença.

A professora Dark Barros, representante das pessoas com a patologia, no evento ocorrido na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal de Picos, explicou que a ação significa a culminância da Campanha Fevereiro Roxo, o mês de conscientização acerca da doença no país. Segundo ela, é importante que esse público tenha conhecimento sobre as formas de tratamento da fibromialgia.

“É uma das nossas estratégias, o conhecimento. E durante todo o ano, estaremos trabalhando. Em maio, iremos fazer grande movimento, pois o dia doze de maio é o dia nacional e o dia municipal das pessoas com fibromialgia”, sublinha.

Professora Dark Barros (Foto: Maria Ivonete)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!