UBS

Picos será contemplada com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde

As comunidades contempladas com a aquisição das UBS foram Mirolândia e Louzinho Monteiro.

Comunidades de Mirolândia e Louzinho Monteiro serão contempladas com a implantação de novas UBS. (Foto: Wagner Araújo).

/ CCOM / quarta-feira, 28 julho , 2021

A cidade de Picos foi contemplada com uma emenda parlamentar destinada pelo Senador Elmano Férrer (Progressistas) para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde modelo Padrão no município. A Secretaria de Saúde, através do Secretário, Aldo Gil, comemora mais uma grande aquisição para a Saúde do município.

Secretário de Saúde Aldo Gil comemora a conquista de mais duas UBS para o município. (Foto: Wagner Araújo).

As localidades contempladas com a construção das UBS foram a comunidade Mirolândia e o Conjunto Habitacional Louzinho Monteiro. A emenda parlamentar, destinada para a construção das duas UBS foi orçamentada em R$ 1.576.000,00 reais.

De acordo com assessor técnico da Secretaria de Saúde, Adriano Moura, com a implantação de mais essas duas UBS o Município passa a ofertar uma melhoria no acesso e conforto aos usuários dos serviços da Atenção Primária, bem como melhores condições para o trabalho em saúde. Adriano ainda explica que a construção das Unidades Básicas de Saúde faz parte de um planejamento que está sendo posto em prática pela Secretaria Municipal de Saúde para a população de Picos.

Segundo os dados técnicos em relação a construção e entrega final das obras, o prazo é de 24 meses a partir da habilitação da proposta em Portaria, podendo ser prorrogado por igual período.

“A proposta para construção trata-se de uma estratégia para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica que propõe uma estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade, que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde, e recurso advindo do Fundo Nacional de Saúde através de emenda parlamentar para o Secretaria Municipal de Saúde para construção das UBS”, explicou Adriano Moura.

Adriano Moura, Técnico da SMS. (Foto: Wagner Araújo).

Quando a obra da nova UBS da comunidade Mirolândia for concluída, a mesma substituirá a UBS já existente na localidade, e seguirá sendo referência para atenção à saúde da população residente nas localidades Mirolândia, Lagoa dos Félix e Chapada do Fio, totalizando uma assistência a 1.560 habitantes.

Já a UBS Louzinho Monteiro, será acrescentado como Unidade para atuação da equipe de Saúde da Família da comunidade Estrivaria, tornando-se sede para a equipe. “O Posto de Saúde da Estrivaria passará a ser ponto de apoio para a referida equipe, que será responsável pela assistência à saúde da população residente nas localidades: Bocolô, Curralinho I, Curralinho II,  Queimada da Ema, Estrivaria e Louzinho Monteiro”, finalizou Adriano Moura.