PROGRAMAS

Posto de Assistência Médica (PAM) funciona em nova sede

CCOM / terça-feira, 8 maio , 2018

O Posto de Assistência Médica (PAM) está em nova sede, situada na Rua Sitonho Dantas, no bairro Catavento. Nesta terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou café da manhã para servidores e pacientes atendidos pelos programas de Controle à Hanseníase e Controle à Tuberculose nas novas instalações.

O PAM oferece os serviços de prevenção de incapacidade para hanseníase, reabilitação, exames e consultas médicas e de enfermagem para pacientes com hanseníase, consulta de enfermagem e exames para diagnóstico da tuberculose, além de visitas domiciliares e tratamento das duas doenças.

Para o coordenador do Programa de Controle à Hanseníase, Gilberto Valetim, o espaço traz segurança aos profissionais e organização do trabalho para mais qualidade na prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com a mudança para esse local, vamos garantir a segurança profissional, por ser um espaço arejado que vai garantir as normas de segurança, além da retomada da fisioterapia. Depois, temos um espaço muiito mais organizado e adequado para oferecer os serviços”, pontua.

“Essas instalações só vêm a somar para o atendimento à população, proporcionando maior qualidade no acesso e humanização para todos. Temos um local amplo com capacidade para atender toda região e macrorregião de Picos. Estamos prontos para diagnosticar, acompanhar, fazer o tratamento e curar todos os pacientes que forem diagnosticado com tuberculose”, acrescenta a coordenadora do Programa de Controle à Tuberculose, Layla Luz.

O paciente que apresentar tosse por mais de três semanas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou o Pronto Atendimento Médico. Lá, será feito o exame de escarro para diagnóstico e, se for o caso, o tratamento, que dura de três a seis meses, de forma gratuita.

No caso da hanseníase, os profissionais alertam para a aparição de manchas no corpo ou pontos com diminuição de sensibilidade, além de fisgadas nos nervos dos braços, pernas e pés. Nesse caso, é recomendável procurar ajuda profissional para diagnóstico e tratamento.