VACINAÇÃO

Postos de vacina da Zona Rural começam a receber doses de vacina contra a gripe

CCOM / segunda-feira, 15 maio , 2017

Sábado, 13 de maio, foi o Dia D de Mobilização da 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Nesta campanha o público alvo são gestantes, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores.

Ludigero Lisboa, de 65 anos. Foto: Marta Soares

Ludigero Lisboa, de 65 anos, tomou a dose da vacina e recomenda que outros idosos também se imunizem: “depois que eu comecei a tomar essa vacina nunca mais eu soube o que era uma gripe”, disse ele.

Maria Leal, de 94 anos. Foto: Marta Soares

Quem também esteve na sede da Secretaria de Saúde de Picos para tomar a vacina foi a aposentada Maria Leal, de 94 anos, que deixou seu recado: “essa vacina é muito importante, não tem desculpa para não tomar. Se a gripe vier e a gente tiver vacinado, ela vem mais fraca”.

Socorro Carvalho. Foto: Marta Soares

Segundo a secretária de saúde, Socorro Carvalho, para o Dia D de vacinação mais de 6 mil doses de vacina estão disponíveis em todos os postos de vacinação: “começamos esta campanha ainda no dia 17 de abril e hoje temos o Dia D. Lembrando que aqueles que por alguma razão não puderam se vacinar no último sábado, a campanha segue até 26 desse mês. Já recebemos 70% das doses e estamos aguardando a chegada da terceira remessa do Ministério da Saúde. Os postos de saúde da zona urbana estão com a vacina à disposição daqueles que estão inclusos no grupo de público alvo”, explicou.

Valdivânia Pacheco. Foto: Marta Soares

Valdivania Pacheco, coordenadora de imunização, afirma que a partir desta segunda-feira (15) todos os postos de saúde da zona rural receberão as vacinas para atender aos moradores da área rural.

Maria Oneide e as filhas. Foto: Marta Soares

Maria Oneide de Jesus, dona de casa, levou as duas filhas, Maria Valentina, de 11 meses e Maria Eduarda, de 4 anos, para serem vacinadas. “A Maria Eduarda gripava com facilidade e desde que ela passou a tomar a vacina ela passa até 5 meses sem pegar gripe e quando pega é mais fraca, fica boa em poucos dias”, disse.