Dengue

Prefeitura de Picos faz alerta para prevenção da dengue

Atualmente, a prefeitura conta com 42 Agentes de Controle de Endemias.

Amostras coletadas para realizar exames de Dengue (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / sexta-feira, 16 fevereiro , 2024

Por: Daniel Holanda

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Picos, por meio do Centro de Zoonoses, faz um alerta e pede para a população ficar atenta aos cuidados de prevenção contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de diversas doenças.

O alerta foi feito pelo coordenador do Centro de zoonoses de Picos, Agenor Martins, que na ocasião destacou que os trabalhos de combate aos mosquitos são realizados diariamente pelos Agentes de Controle de Endemias do município.

“ As ações de combate à dengue são desenvolvidas rotineiramente pelos Agentes de Endemias, ou seja, todos os dias os Agentes de Controle de Endemias visitam as localidades inspecionando os prédios residenciais, comerciais e terrenos baldios em busca de focos do Aedes aegypti, uma vez encontrados esses focos, eles são eliminados”, disse o Coordenador.

Coordenador do Centro de zoonoses de Picos, Agenor Martins (Foto: Daniel Holanda)

Segundo o Coordenador Epidemiológico do Município, Robsoncley Viana, até o momento nenhum caso de dengue foi registrado em Picos. “Temos 03 casos suspeitos que foram coletados amostras e estarão sendo enviados ao Laboratório Central em Teresina, mas até o início da semana não tínhamos nenhum caso, nem confirmado e nem suspeito”, destacou o coordenador.

Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana (Foto: Isael Pereira)

A vigilância Epidemiológica conta com um posto de coleta, onde são coletadas amostras de sangue de pessoas com suspeita de dengue, chikungunya ou zika. Em seguida, esses exames são enviados ao Laboratório Central em Teresina. O posto de coleta de sangue fica localizado na Rua Monsenhor Hipólito, ao lado do Deck Bistro.

Amostras de lavas do mosquito Aedes aegypti  (Foto: Daniel Holanda)

Sobres os cuidados com a dengue

Para reduzir a ocorrência da doença e proteger a saúde de todos, os moradores devem contribuir na luta contra a proliferação do mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya, adotando hábitos saudáveis e evitando o acúmulo de água parada. Confira a seguir algumas dicas de combate ao mosquito.

• Verifique se a caixa d’água está bem tampada;
  • Deixe as lixeiras bem tampadas;
  • Coloque areia nos pratos de plantas;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Limpe as calhas;
  • Cubra piscinas;
  • Tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpe a bandeja externa da geladeira;
  • Limpe e guarde as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cubra bem sua cisterna;
  • Proteja bem todos os reservatórios de água.

Acompanhe entrevista na íntegra!