PNAISP

Prefeitura de Picos melhora serviços de saúde à população carcerária

CCOM / segunda-feira, 14 outubro , 2019

Por: Guilherme Santos

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda, (14), uma reunião acerca de melhores condições ao Sistema Prisional de Picos. O debate foi em torno da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). A ação foi realizada na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues.

Secretário de Saúde, Junior Santos

O secretário de Saúde, Junior Santos, explica o motivo do encontro e como o PNAISP funcionará. “Discutimos sobre a implantação do PNAISP, um programa que cuida da população carcerária. É um trabalho diferenciado, iremos trabalhar com as pessoas que estão isoladas e confinadas. Vamos dar todo o suporte para que haja uma ressocialização da melhor maneira possível”, afirma.

Segundo a coordenadora do PNAISP, Micherla de Brito, o programa já está sendo realizado em Picos. “Nós já iniciamos os trabalhos em agosto, onde a equipe de saúde faz todos os atendimentos para as pessoas privadas de liberdade. Tanto na penitenciária masculina, como também na feminina”, ressalta.

Diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas, Maria Santana,

A diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas, Maria Santana, destaca os benefícios deste programa. “Todo cidadão brasileiro têm o direito à saúde pública. Essa é uma iniciativa que possibilita melhores condições as pessoas que estão com a liberdade privada, principalmente em relação à saúde”, afirma.

Segundo a Constituição Federal, previsto no Art. 196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. O PNAISP possui o objetivo de garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional ao cuidado integral de serviços de saúde pública.