Novembro Azul

Prefeitura de Picos realiza abertura oficial da Campanha Novembro Azul

O evento ocorreu na sede da Unidade Básica de Saúde do bairro Morada do Sol.

Homens do bairro Morada do Sol participaram ativamente da ação de abertura da Campanha Novembro Azul (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / quinta-feira, 10 novembro , 2022

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã de quinta-feira, 10 de novembro, ato solene de abertura oficial da campanha do Novembro azul, que é voltado para o mês de conscientização dos homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação sobre a temática “O diagnóstico precoce pode mudar o seu futuro. Cuide-se!”, ocorreu na Unidade Básica de Saúde do bairro Morada do Sol, às 8:00h.

Na ocasião a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, falou sobre a importância da campanha do Novembro Azul, para conscientizar os homens a se cuidarem.

“Nesta campanha nós tentamos conscientizar os homens, através de informações que ajude a entender a importância do diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de próstata. Ações como estas são necessárias para que os homens quebrem esse preconceito em relação ao exame do toque, pois, 80% dos casos de câncer de próstata só é diagnosticado quando já está em um estado avançado. Então, é necessário que haja essa prevenção, para que seja descoberta a doença de forma precoce, para que o tratamento seja realizado”, explicou a Secretária.

Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil (Foto: Wagner Araújo)

Tatiane Gil também destacou que todas as UBS possuem pessoas capacitadas para realizarem os exames relacionados à saúde do homem, durante todo o ano. “Todas as UBS do município intensificam essas ações relacionadas a saúde do homem no mês de novembro, mas, durante todo o ano, temos profissionais capacitados para realizarem esse trabalho. Na gestão do Prefeito Gil Paraibano, além dos serviços já ofertados nas UBS, foi implantado no CEMPI (Centro de Especialidades Médicas), um Urologista, que antes não tinha no município, ele atende duas vezes por semana”, contou.

O Coordenador do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark, que é um dos responsáveis pela organização da campanha do Novembro Azul, falou sobre os objetivos da campanha e sobre as principais ações que serão realizadas durante todo o mês. “A abertura está sendo realizada na UBS do bairro Morada do Sol, onde estamos organizando diversas ações educativas como palestras, roda de conversa, entrega de folders e retirando dúvidas dos homens relacionadas à sua saúde. Também realizaremos ações em outras UBS do município durante este mês, mas lembramos que nosso trabalho não acontece só no mês de novembro, a gente intensifica as ações durante esse mês por ser o mês da Campanha Mundial do Novembro Azul”, frisou o Coordenador.

O Coordenador do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark (Foto: Maria Ivonete)

Genildo Guedes, um dos homens presentes durante a ação, falou sobre os motivos que o levaram até o local. “Eu vim até aqui porque é importante a gente buscar a prevenção e cuidados de doenças. Todos os homens deveriam procurar esses cuidados, pois, é uma ótima forma de nos manter saudáveis”, pontuou.

Genildo Guedes, um dos homens presentes durante a ação (Foto: Maria Ivonete)

Na oportunidade, ainda participaram da abertura oficial diversos Coordenadores da SMS e demais colaboradores da UBS do Bairro Morada do Sol.

Veja mais fotos!

Confira entrevista na íntegra!