Ação Educativa.

Prefeitura promove ação educativa por meio da blitz “Picos sem Drogas”

A atividade contou com a colaboração de órgãos de saúde do município, assim como, Conselho Tutelar e PRF.

Diversos órgãos se mobilizaram para a realização da ação. (Foto: Wagner Araújo)

/ CCOM / quinta-feira, 24 junho , 2021

A Prefeitura Municipal de Picos realizou na manhã desta quinta-feira, 24 de junho, uma ação alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas. A atividade foi desenvolvida por meio de uma blitz educativa intitulada de “Picos sem Drogas”. A ação foi realizada nas margens da BR – 316, em frente ao antigo prédio do Detran, no bairro Junco.

Atividade foi realizada as margens da BR-316 no bairro Junco. (Foto: Wagner Araújo).

A atividade foi desenvolvida pela Prefeitura de Picos juntamente com o CAPS AD, CAPS II, PRF, NASF, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS. Durante a ação, pessoas ligadas a esses órgãos participaram da condução das atividades, como é o caso da Luana Figueiredo, Coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), ela explica como foi desenvolvida a ação.

“Será um dia de alusão ao combate do álcool e das drogas. Estamos passando para a população questões relacionadas a prevenção, conscientização, assim como, falar sobre o trabalho desses órgãos como o CAPS AD, CAPS II, NASF e Conselho Tutelar, em relação as pessoas que são usuárias de drogas. A campanha de hoje é justamente isso, é para conscientizarmos a população, alertando e repassando várias informações”, destacou Luana Figueiredo.

Luana Figueiredo, Coordenadora do NASF. (Foto: Wagner Araújo).

O Conselho Tutelar de Picos tem forte atuação no combate e prevenção às drogas, o órgão atua não só com atenção voltada para crianças e adolescentes, como também adultos, os direcionando para os órgãos competentes de tratamento. É o que explica o vice-presidente do Conselho Tutelar de Picos, Jenilson Oliveira.

“Percebemos que com o avançar dos tempos existe um crescimento do uso de álcool e drogas tanto por crianças e adolescentes quanto por adultos que são essas famílias em que as crianças e adolescentes estão inseridas. É uma ação conjunta para podermos conscientizar a população sobre os riscos, mas também, para realizarmos uma intervenção mais forte no sentido de os usuários que já fazem uso de drogas conhecerem os serviços que estão disponíveis dentro do município, para que possam fazer o tratamento e passar pelo processo de recuperação dessa dependência”, explicou Jenilson Oliveira.

Jenilson Oliveira, vice-presidente do Conselho Tutelar de Picos. (Foto: Wagner Araújo).

Representando o CAPS AD, a terapeuta ocupacional, Gekeyla Nogueira, conta que anualmente no dia 26 de junho é considerado pela Organização das Nações Unidas o Dia Internacional de Combate às Drogas. Por isso, segundo a terapeuta, esse evento está proporcionando as pessoas informações sobre o combate ao uso de drogas.

“Cada dia está mais difícil a atuação, prevenção e o tratamento no combate às drogas, por isso, tentamos utilizar a realização de ações educativas como essa, contando com o apoio de órgãos como a PRF, onde possibilita que a gente chegue a tantos outros lugares enquanto instituição com formas de orientação e ações que possam ajudar na conscientização de que realmente o uso de drogas vem trazer muitas consequências, não só para o usuário, como também para a família”, afirmou a terapeuta ocupacional.

Gekeyla Nogueira, terapeuta ocupacional do CAPS AD. (Foto: Wagner Araújo).

A atividade contou com a distribuição de panfletos informativos e educativos, assim como, com a intervenção de pessoas relacionadas aos órgãos citados anteriormente junto à população, a fim de conversarem sobre os riscos, malefícios e prevenção no combate às drogas.

População foi orientada em relação ao combate às drogas. (Foto: Wagner Araújo).

Representantes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde participaram da ação, como a primeira dama do município, Diana Belo, membros do CAPS AD e CAPS II, Policiais Rodoviários Federais e Conselheiro Tutelar.

Primeira-dama do município, Diana Belo, participou da atividade. (Foto: Wagner Araújo).

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!