Previne Brasil!

Previne Brasil: Indicadores apontam que Saúde de Picos cresceu 24,7% em menos de um ano de gestão

Resultado do 2º quadrimestre de 2021 foi divulgado nesta sexta-feira (01).

Secretaria Municipal de Saúde. (Foto: Reprodução).

/ CCOM / sexta-feira, 1 outubro , 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, recebeu nesta sexta-feira, 01 de outubro, o resultado dos Indicadores de Saúde do programa Previne Brasil, referentes ao 2º quadrimestre de 2021. Nos dados divulgados, Picos se encontra na 41ª posição no estado do Piauí e aponta um avanço de 24,7% em relação ao 3º quadrimestre de 2020. Atualmente no Indicador Sintético Final, Picos se encontra com 68,80% no total.

Veja o Ranking!

PI 2021 Q2 – Resultados Previne Brasil

Esse programa tem como finalidade reestruturar a forma de enviar recursos para os municípios. Dessa forma, existe um investimento maior nos cuidados básicos de Saúde. O Previne Brasil busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos Postos de Saúde, e dessa maneira, ampliar os vínculos entre pacientes e as equipes de saúde.

De acordo com a Coordenadora do Previne Brasil da Secretaria de Saúde de Picos, Francilany Martins, o Ministério da Saúde usa como base para fazer essa avaliação, sete indicadores, que são: 1º – Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; 2º – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3º – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4º – Cobertura de exames citopatológicos; 5º – Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; 6º – Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e 7º – Percentual de diabéticos com solicitações de hemoglobinas glicada.

“É importante frisar que estão sendo realizadas oficinas em cada equipe de Saúde, para reforçarmos o aprimoramento dos processos de trabalho, e assim monitorar as atividades realizadas, dar um melhor suporte a cada equipe para que assim possamos atuar de forma específica, trazendo avanços e melhorias para o município. É importante ressaltar que este foi o resultado do 2º quadrimestre de 2021 e houve um bom avanço. Picos tem melhorado em cada resultado e isso impacta positivamente a Saúde do município”, concluiu Francilany Martins.

Coordenadora do Previne Brasil da Secretaria de Saúde de Picos, Francilany Martins (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhe a entrevista na íntegra!