QUALIFICAÇÃO

Profissionais de 70 municípios passam por capacitação do novo sistema de marcação de exames

CCOM / terça-feira, 22 agosto , 2017

Atendentes de postos de saúde de 70 municípios dos Vales do Guaribas, Sambito e Canindé recebem, nesta terça-feira (22), capacitação para manusear o novo sistema online de marcação de exames e consultas com especialistas. O treinamento acontece no laboratório de informática do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, PREMEN.

Implantado em abril deste ano, o novo sistema foi implantando em abril deste ano e está em fase de adaptação e customização. A plataforma que está em uso permite otimizar os agendamentos regulados por Picos, município polo que concentra as demandas da região.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Picos, Katharini Rocha, a partir das demandas e necessidades levantadas durante o treinamento, serão realizadas adequações para o melhor manuseio pelos municípios.

“Esse é um momento para os profissionais dos municípios tirarem dúvidas e melhorarem o uso do sistema. Vamos organizar as propostas colocadas por eles e planejar com a gestora formas de promover melhorias na plataforma”, destacou a assessora técnica.

Na primeira parte do treinamento, a enfermeira da Regulação de Exames de Picos, Syonny Rodrigues Pacheco, orientou os atendentes sobre os métodos de preenchimento de guias para marcação e liberação de procedimentos de média e alta complexidade.

“Muitas vezes, após a solicitação de agendamento feita pelos municípios, exames são negados pelos auditores, porque faltam informações básicas, como o preenchimento correto das guias”, reparou a profissional da Secretaria de Saúde de Picos, Syonny Rodrigues.

Após as orientações iniciais, técnicos da Infoway, empresa responsável pela gestão do sistema, realizaram esclarecimento sobre o funcionamento da plataforma.