CAPACITAÇÃO

Profissionais participam de capacitação para informatização da atenção básica

CCOM / sexta-feira, 6 outubro , 2017

Profissionais de saúde de Picos e de mais 42 municípios do Vale do Guaribas participaram, nessa quinta-feira (5), de curso de capacitação do sistema do  E-SUS da atenção básica. A ação aconteceu na Universidade Federal do Piauí, como parte do projeto de informatização do Ministério da Saúde.

De acordo  com a coordenadora da Atenção Básica, Edilce Leite, o objetivo da implantação desse sistema é para que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sejam informatizadas.

“Essa capacitação é para que todos os profissionais possam melhorar a forma de atendimento aos pacientes, oferecendo um serviço de qualidade. Além ficar informatizados, essa informação vai ser gerada diretamente ao Ministério da Saúde. Com esse novo sistema, quando o paciente chegar e não tiver mais vagas, pode ser agendada para o dia seguinte”, informou.

Na ocasião, participaram  todos os profissionais das UBSs: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde e recepcionistas.

A capacitação foi ministrada pelos técnicos da Gerência de Atenção do E-SUS, Ramon Rodrigues de Carvalho e Paulo Alberto, que falaram da implantação do sistema e sobre a importância da qualificação dos profissionais da saúde.

“Com essa atividade, queremos abranger uma gama de informações para os profissionais da saúde, que vão poder absorver toda informação necessária para acompanhar o paciente”, disse Ramon Rodrigues.

Conforme Paulo Alberto, esse novo sistema vem para facilitar a produção das UBSs e ter um atendimento mais eficaz. “Estamos trabalhando uma feramenta do E-SUS que chama prontuário eletrônico que busca histórico maior dos usuários para um conhecimento maior do cidadão”, enfatiza Paulo Alberto.
O Ministério da Saúde  implantou esse sistema para que todas as unidades básicas fossem informatizadas e que cada setor possuíssem seu cadastro eletrônico.